01/09/2021 16h50 - Atualizado em 02/09/2021 15h44

AUDIÊNCIA PÚBLICA VAI DEBATER AS OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA EXPLORAÇÃO DE SAL-GEMA EM CONCEIÇÃO DA BARRA

As expectativas acerca da exploração da maior jazida de sal-gema, localizada em grande parte no município de Conceição da Barra, continua gerando debates em âmbito nacional, estadual e municipal. Nesta quinta-feira (02/09) será a vez da população de Braço do Rio participar das discussões sobre a matéria, graças à realização da Audiência Pública "Exploração do sal-gema: desafios e oportunidades". O evento organizado pela Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (COINFRA/ALES) em parceria com o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (CEDES), acontecerá no CRAS do Distrito, a partir das 18 horas, e será aberto à participação de todos.

Descobertas há 40 anos, as jazidas de sal-gema do Norte Capixaba ficaram sob o poder da Petrobras nas últimas décadas e não foram aproveitadas. Com 12 bilhões de toneladas de sal-gema, novos investidores já demonstram interesse em desenvolver um polo sal-químico no Espírito Santo, gerando insumos para diferentes cadeias produtivas: de PVC, defensivos agrícolas, vidros e celulose. Dada a dimensão das jazidas e as possibilidades do utilização do sal-gema, estima-se que cerca de 15 mil postos de trabalho sejam gerados na região.

O prefeito Walyson Vasconcelos, que, há vários anos, tem buscado apoio da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, visando a extração do sal-gema e o desenvolvimento econômico que essa atividade certamente trará para o município, está confiante que "a partir do próximo ano já começarão a surgir os primeiros postos de trabalho, por isso é importante que toda a comunidade participe dos debates sobre esse tema que terá impacto sobre Conceição da Barra e toda a região".

Não perca a oportunidade de aprender mais sobre os desafios e oportunidades que a exploração do sal-gema trará para a região, participe da audiência pública e contribua para o progresso do município!