19/02/2020 15h03

AULAS DOS CURSOS DE ASSISTENTE DE PLANEJAMENTO DE CONTROLE DE PRODUÇÃO E MONTAGEM DE PRODUÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES TIVERAM INÍCIO NESSA SEGUNDA-FEIRA, NA SEDE

Começaram nessa segunda-feira (17/02), as aulas dos cursos de assistente de planejamento de controle de produção e montagem de produção de veículos automotores, formações que integram o Programa de Qualificação Profissional ofertado pela Prefeitura de Conceição da Barra, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. As aulas acontecem no turno noturno, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Ângelo Luiz Sagrillo Smiderle, na Sede.

Cada turma é composta por 20 alunos, que terão aulas práticas e téoricas ao longo do período da capacitação. O curso de assistente de planejamento de controle de produção tem uma carga horária total de 160 horas e a capacitação em montagem de produção de veículos automotores soma um total de 132 horas-aulas.

No último dia 10 de fevereiro, iniciaram-se as aulas do curso de costuteiro industrial do vestuário, especializado em tecido do tipo malha, no CRAS de Braço do Rio. A turma também é composta por 20 alunos que tem, simultaneamente, aulas teóricas e práticas, durante o turno noturno.

Também continuam sendo ministradas as aulas dos cursos de mecânica de máquinas industriais (Sede) e montagem e acabamento de veículos automotores (Braço do Rio), iniciadas em novembro de 2019. A etapa agora é voltada para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e os alunos estão se deslocando para completar a carga horária nas aulas práticas realizadas nos laboratórios do SENAI, em São Mateus.

Acreditar no potencial das pessoas e gerar oportunidades iguais para todos são as diretrizes do programa de qualificação profissional que vem sendo desenvolvido pela Administração Municipal. A Secretária de Assistência Social, Fernanda Braumer, deu as boas-vindas aos cursistas parabenizando-os por arregaçarem as mangas e lutarem pelos seus sonhos.

"Quando criança eu tinha o sonho de estudar e a escola pública e a universidade federal transformaram a minha vida”, disse Fernanda. “A busca pelo conhecimento gera bons frutos e nos permite superar obstáculos. As pedras que surgem no nosso caminho requerem que façamos escolhas: cruzar os braços e reclamar ou retirá-las do caminho. Estou certa de que aqui temos muitas pessoas que fazem parte do segundo grupo, o dos vencedores. Sejam todos bem-vindos", completou a secretária.

*OPORTUNIDADE*
Em dezembro de 2019 foram concluídas as aulas dos cursos de preparação de superfície para pintura automotiva e operação de empilhadeira, ambos ofertados na Sede do município. Dentre as turmas que concluíram a capacitação, 48 alunos já foram contratados pela empresa Volare.

Desde o início da oferta dos cursos de qualificação profissional, em 2017, a Volare já recrutou um total de 140 pessoas que concluíram as formações disponibilizadas pela Prefeitura de Conceição da Barra, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.