19/06/2020 18h30

CONCEIÇÃO DA BARRA CONFIRMA SEGUNDO ÓBITO PELO NOVO CORONAVÍRUS

A Prefeitura de Conceição da Barra informa com pesar que foi confirmado o segundo óbito pelo novo coronavírus (COVID-19) no município. A segunda vítima da doença é um paciente do sexo masculino, 67 anos, morador da Sede, que testou positivo e foi hospitalizado no município de São Mateus, desde o início deste mês. O paciente apresentava comorbidade e fazia tratamento com médico pneumologista.

A Coordenação de Vigilância Epidemiológica informa que o boletim epidemiológico do município alcançou 112 casos notificados, sendo 60 descartados, 15 suspeitos e 37 confirmados, dentre os quais foram registrados 17 pacientes curados, 03 hospitalizados e 02 (dois) óbitos. Três novos casos foram somados ao total do estado e constam no painel de acompanhamento da Secretaria de Estado da Saúde (https://coronavirus.es.gov.br/painel-covid-19-es).

*NOVOS CASOS*
A secretaria Municipal de Saúde está monitorando quatro novos casos confirmados em Conceição da Barra, nestes dois últimos dias. Três resultados positivos para COVID-19 foram registrados na Sede e um caso foi confirmado no Distrito de Braço do Rio.

Um dos pacientes positivados é do sexo masculino, tem 29 anos e manifestou sintomas da doença após contato domiciliar com outra pessoa já contaminada pelo novo coronavírus. Ao apresentar os sintomas compatíveis com a doença, conforme critérios definidos em nota técnica do Ministério da Saúde, o paciente passou pelo teste rápido realizado pelos profissionais de saúde do município, confirmando a contaminação.

Outra paciente é do sexo feminino, 43 anos, moradora da Sede, que também apresentou sintomas após contato domiciliar de caso confirmado. O terceiro caso positivado é de uma moradora de Vitória, 41 anos, que tem comorbidade e possui imóvel na Sede do município. Ela realizou o teste rápido após manifestar sintomas da doença, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A última paciente que também testou positivo para COVID-19 é do sexo feminino, 58 anos, moradora do Distrito de Braço do Rio. Ela apresentou sintomas compatíveis com a doença e possui comorbidade, mas permanece estável em isolamento domiciliar.

*CUIDADOS*
A Prefeitura de Conceição da Barra reforça o seu compromisso com a transparência na divulgação de informações e segue trabalhando para garantir a segurança e o rápido atendimento à população.

O poder público destaca ainda a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. Também lembra que é necessário manter as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização freqüente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.