02/08/2019 20h37 - Atualizado em 05/08/2019 16h46

CONCEIÇÃO DA BARRA ESTÁ ENTRE OS POUCOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS QUE DESTINAM CORRETAMENTE OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Conceição da Barra continua na vanguarda das ações de preservação do meio ambiente e das políticas de implantação de saneamento após iniciar, nesta quinta-feira (01/08), a operação do Pátio Municipal de Transbordo. Nesse espaço será possível o armazenamento temporário e a correta destinação de todos os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) produzidos pela população para um aterro sanitário devidamente licenciado.

A implantação do pátio de transbordo só foi possível após o exaustivo trabalho da Administração Municipal de Conceição da Barra, que mantém o seu compromisso com a melhoria contínua da qualidade de vida da população e com a aplicação das diretrizes do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Com produção média de 17 toneladas de resíduos diariamente, a meta agora é aumentar as ações de educação e conscientização ambiental, fortalecer a cadeia produtiva da economia solidária reimplantar a Coleta Seletiva junto toda população e comerciantes do Município. Assim será possível reduzir o volume de materiais que são descartados para o aterro sanitário e gerar mais renda para as dezenas de famílias de catadores de materiais recicláveis, além de reduzir os custos na operação de transporte e destinação final adequada dos RSU.

Já nesta sexta-feira, segundo dia de operação do pátio de transbordo, estudantes da rede municipal de ensino, que participam do programa de Educação Ambiental, visitaram essa megaestrutura para melhor conhecerem todas as etapas pelas quais os resíduos sólidos terão de passar até a sua destinação final.

DATA EMBLEMÁTICA

Por coincidência, o início da operação do Pátio de Transbordo Municipal aconteceu na véspera do nono aniversário da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal nº 12.305, de 02 de agosto de 2010. Esse regramento impõe metas aos Estados e Municípios para reduzir a geração dos resíduos, além de estabelecer diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento correto dos resíduos sólidos.

No Brasil, percebe-se um avanço muito tímido quanto as metas estabelecidas para destinação ambientalmente adequada dos resíduos. Apesar do prazo prorrogado para 2018 e 2021 (dependendo do porte do Município) para extinção dos lixões a céu aberto, muitas cidades brasileiras não conseguiram dar destinação adequada aos resíduos produzidos pela população.

Enquanto o Programa Estadual Espírito Santo Sem Lixão – que prevê a construção de Pátios de Transbordo e um Aterro Sanitário Regional – não é implantado na Região Norte Capixaba, todo o resíduo gerado pela população barrense será destinado para um Aterro Sanitário devidamente licenciado pelo IEMA e contratado pelo Município, localizado na cidade de Aracruz.

“Estamos fazendo nossa parte, cumprindo com a missão determinada pelo Prefeito Chicão em promover melhor qualidade de vida para a população, estancar os impactos ambientais da gestão inadequada dos resíduos e garantir um futuro melhor para as próximas gerações”, comentou o Secretário de Meio Ambiente, André Tebaldi.

“Com o início da operação do Pátio de Transbordo e a destinação correta dos resíduos o Município encerrará a utilização de seu Aterro Controlado, onde vinha depositando os RSU e iniciará uma série de ações técnicas de Descomissionamento Ambiental da Área Contaminada”, completou Tebaldi.