09/04/2021 19h06

CONCEIÇÃO DA BARRA JÁ APLICOU MAIS DE 4100 DOSES DE VACINA CONTRA A COVID-19

Com pouco mais de 5200 doses recebidas, Conceição da Barra contabilizou, até esta sexta-feira (09/04), um total de 4117 doses aplicadas da vacina contra o novo coronavírus (COVID-19). Após iniciada a vacinação dos idosos da faixa etária de 65 a 69 anos, 2349 doses já foram usadas para imunizar os barrenses da terceira idade.

Na semana passada foi iniciado o cronograma de vacinação em comunidades tradicionais quilombolas. Desde o dia 31 de março, 977 pessoas identificadas como pertencentes a essas comunidades já receberam a vacina no município. O total de doses aplicadas em trabalhadores da saúde chegou a 791, nesta sexta-feira.

A vacina está sendo agendada e ofertada nos seguintes pontos de vacinação: Sala de vacina da Unidade de Saúde Centro, Unidades de Saúde Braço do Rio I e II, Sayonara, Santana, Cobraice e Itaúnas. Para os idosos, o agendamento da vacina é feito mediante apresentação do cartão SUS ou CPF.

  

VACINAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Conforme PORTARIA Nº 030-R, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2021, entende-se como Profissionais/ Trabalhadores da Saúde àqueles dos serviços exclusivos de saúde, conforme Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES, que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância em saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais, compreendendo tanto os profissionais da saúde (ex. médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores administrativose de apoio (ex: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e noutros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde.

A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

Como comprovação para vacinação dos profissionais/trabalhadores da saúde deverá ser apresentado um dos documentos a seguir:  crachá e declaração do serviço de saúde onde atua; contracheque; contrato de trabalho; carteira de trabalho; carteira do conselho de classe acompanhada da declaração do serviço de saúde onde atua.

No caso dos acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio regular hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios, deverá ser apresentada declaração emitida pela coordenação do curso descrevendo o período e o local onde é o estágio.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o município está seguindo todas as resoluções do Estado do Espírito Santo da Comissão Intergestora Bipartite, PORTARIA Nº 030-R, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2021 e RESOLUÇÃO CIB N° 018/2021