07/12/2023 15h38 - Atualizado em 07/12/2023 16h18

CONCEIÇÃO DA BARRA PARTICIPA DA 4ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA, EM NOVA ALMEIDA - SERRA

Aconteceu nos dias 1º e 2 de dezembro de 2023, em Nova Almeida - Serra,  a 4ª Conferência Estadual de Cultura, tendo como tema “Democracia e Direito à Cultura”. Um dos pontos de destaque da Conferência foi a elaboração das propostas para o novo Plano Estadual de Cultura, a ser incorporado em 2024, em consonância com o Plano Nacional, que será construído durante  a 4ª Conferência Nacional da Cultura (CNC), que acontecerá em Brasília, entre os dias 4 a 8 de março do próximo ano.

Neste evento tão significante para o futuro da cultura capixaba, Conceição da Barra foi representada pelo Poeta Salomão da Silva Pinto, do Poder Público e três membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais, eleitos na 1ª Conferência Municipal de Cultura, que aconteceu no dia 10 de setembro próximo passado, no CRAS Quilombola Negro Rugério, em Santana. Sendo eles:  Domingas Verônica Florentino dos Santos - da Câmara das Comunidades Tradicionais; Benedicto Camillo Guimarães Filho -  de Artes Cênicas e Fábio Cícero Dias Hupp -  de Artes Musicais.

O plenário da 4ª Conferência Estadual de Cultura escolheu 42 delegados que irão representar o Espírito Santo  em Brasília. Dentre os eleitos, Domingas Verônica Florentino dos Santos, Consultora do ATER Mulher - Assistência Técnica e Extensão Rural para as Mulheres do município de Conceição da Barra e Diretora Presidente da Associação das Produtoras Quilombolas de Beiju do Sapê do Norte, foi eleita entre os representantes da Sociedade Civil com a maior quantidade de votos. O Poeta Salomão da Silva Pinto ficou como suplente entre os representantes do Poder Público.

Foram dois dias de muito diálogo e trocas, com início na sexta-feira (1º), que contou com a mesa de abertura “Democracia e Direito à Cultura”. Além do secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, participaram da mesa, representando o Ministério da Cultura (MinC), a secretária dos Comitês de Cultura, Roberta Martins; o coordenador-geral do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), Daniel Samam; e o membro do CNPC Pai Geová D'Kavungo. Também estiveram presentes a presidenta do Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Estado do Espírito Santo (Forcult-ES), Renata Weixter; e a deputada estadual Iriny Lopes.