11/02/2020 13h35 - Atualizado em 11/02/2020 14h21

CRAS ZENOR DOS SANTOS MARTINS SERÁ INAUGURADO NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA (13), NA SEDE

O Prefeito Francisco Vervloet, o Chicão, inaugurará o novo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Zenor dos Santos Martins, na próxima quinta-feira (13/02), às 15h. A unidade fica localizada na Rua São Lucas, s/nº, Bairro Catita, na Sede do município. Além da população de 16 bairros da Sede, o novo CRAS também atenderá aos moradores do Distrito do Cricaré.

A previsão da Secretaria Municipal de Assistência Social é de que, após a inauguração, a unidade tenha mais de 1400 famílias referenciadas nos bairros: Floresta, Cohab I e II, Marcílio Dias I e II, São Thiago, Maria Manteiga, Chácara do Atlântico, São José, Santo Amaro, Urbes, Centro, Vila dos Pescadores, Bugia, Nova Betânia e Nossa Senhora Aparecida. No Distrito do Cricaré serão atendidas as comunidades de Meleiras, Barreiras, Lage, Quadrado e Morcego, dentre outras nas proximidades.

O CRAS, é uma das principais unidades do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Nele, a população tem acesso a benefícios, programas, políticas públicas e direitos previstos na Constituição Federal.

As famílias podem procurar o CRAS para fazerem seu registro no Cadastro Único para Programas do Governo Federal. Esse é o ponto de partida para participar de programas como, por exemplo, o Bolsa Família. As unidades oferecem ainda o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), iniciativa que engloba ações como atendimentos às famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços do governo federal, como os de saúde e educação.

Na unidade, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), os cidadãos também podem participar de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, de acordo com a faixa etária.