06/12/2023 10h52

ELEIÇÃO PARA ESCOLHA DE NOVOS MEMBROS DO COMDECA ACONTECERÁ NO DIA 15 DE DEZEMBRO

No dia 15 de dezembro às 8h30 na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, acontecerá a eleição e posse dos novos conselheiros e diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDECA para o término do mandato que ocorrerá em julho de 2024. O COMDECA é o órgão de formulação, fiscalização e avaliação de políticas públicas voltadas para a infância e adolescência no âmbito municipal.

A deliberação para a realização desta eleição aconteceu durante a reunião da rede de serviços de proteção à criança e adolescente no dia 30/11 na SEMAS. Esta reunião foi parte integrante da capacitação dos conselheiros tutelares iniciada em outubro deste ano e conduzida pelo Procurador-Geral do município de Conceição da Barra, Dr. Silvio de Oliveira e pelo Procurador da Câmara Municipal, Dr. Paulo Roberto Cosme.

Nesta capacitação dos conselheiros tutelares, foi feita a articulação da rede de serviços de proteção a criança e adolescente e se avaliou a necessidade de uma nova eleição dos membros do COMDECA, tendo em vista a fragilidade e ausência deste órgão, nos espaços de diálogo sobre os serviços de proteção a criança e adolescente e a tentativa de melhorar a atuação deste conselho, já que é fundamental no sistema de garantia de direitos.

Para a condução deste processo, foram eleitos os membros da comissão eleitoral. O edital de convocação 001/2023, a programação da assembleia de eleição e os requerimentos de habilitação já se encontram publicados no site oficial da prefeitura de Conceição da Barra na aba dos conselhos.