23/05/2023 15h38

EQUIPE DA ASSISTÊNCIA SOCIAL RECEBE PROFISSIONAIS DO CENTRO MARGARIDAS

A equipe da Secretaria de Assistência Social – SEMAS, formada pela Secretária Ziza Rodrigues e por membros do Centro de Referência Especializada da Assistência Social – CREAS e da Gerência de Proteção Social Especial, estiveram reunidos nesta terça-feira(23) com a equipe multiprofissional do Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (Centro Margaridas), recém-inaugurado na cidade de São Mateus.

O Centro Margaridas de São Mateus foi representado pela coordenadora Carla Cardoso, pela psicóloga Jariane Klippel e a Advogada Manuely Batista Melo que juntas explanaram sobre este importante serviço da política pública de enfrentamento e atendimento às mulheres, vinculada à Secretaria Estadual das Mulheres(SEMS), em execução por meio de parceria com o Instituto Gênesis.

Nesta reunião, a Coordenadora Carla, solicitou à Secretária Ziza que libere a equipe para utilizar os equipamentos da SEMAS a fim de trabalhar de forma colaborativa promovendo ações de enfrentamento, e atuando como um apoio regional no acolhimento à mulher em situação de violência, prestando orientações em momentos de crise; atendimento psicossocial e acompanhamento jurídico, tanto na forma presencial em sua sede, como por meio de encaminhamento dos equipamentos.

A Secretária Ziza apoiou esta parceria, permitindo que sua equipe contribua para que este trabalho seja feito com comprometimento e eficiência, pois todos podem se beneficiar deste serviço, não só o município de Conceição da Barra, como os demais que fazem parte da Macrorregião Norte – São Mateus.

Os Centros e os Núcleos de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, conhecidos como “Margaridas”, compõem a cartela de projetos estratégicos do Governo do Estado, no que se refere à estruturação das políticas públicas voltadas para as mulheres no Espírito Santo. Atende ao Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e ao Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.