16/07/2019 20h37 - Atualizado em 18/07/2019 17h07

GOVERNADOR CASAGRANDE MANIFESTA APOIO A IMPORTANTES OBRAS E AÇÕES QUE IRÃO BENEFICIAR CONCEIÇÃO DA BARRA E REGIÃO

Nesta terça-feira (16), o Governador Renato Casagrande recepcionou o prefeito Francisco Vervloet e os deputados estaduais Eustáquio Freitas e Raquel Lessa, para ouvir as principais demandas do município junto ao Governo Estadual. A reunião aconteceu no Palácio Anchieta e acenou com grandes possibilidades de desenvolvimento turístico, econômico e social para Conceição da Barra e toda a região Norte Capixaba.
Foram debatidos diversos projetos desenvolvimentistas para a região, em especial, a retomada da exploração da jazida de sal-gema no subsolo barrense, a obra de fixação da Foz do Rio Cricaré e o planejamento para retomada do desenvolvimento do setor  sucroalcooleiro na região Norte.
Entusiasmado com os projetos apresentados, o Governador já diligenciou várias ações junto à Petrobrás, tendo como foco a exploração de jazida de sal-gema. Também realizou o encaminhamento do anteprojeto da fixação da Foz do Rio Cricaré para análise do Departamento de Estradas e Rodagens (DER/ES), remetendo à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG) as considerações para o estabelecimento da análise do potencial do setor sucroalcooleiro na região.
Além dos assuntos regionais, foram tratados em conjunto com o Deputado Freitas e a Deputada Raquel Lessa, os assuntos locais como a retomada da implantação da Rota do Manguezal, que terá uma nova modelagem de implantação.
Esteve em debate ainda a doação da área da antiga SUPPIN, hoje pertencente ao Estado, para o município de Conceição da Barra implantar um polo de logística turística, com nova rodoviária, aeródromo, heliporto e terminal de táxi e vans. Também ficou acertada a construção, pelo Estado, da nova Escola de Ensino Médio Joaquim Fonseca, em terreno localizado ao lado da EMEF João Bastos Bernardo Vieira, na Guaxindiba, área de aproximadamente 13.200 m² que o município doará ao Estado.
Visando a integração regional, foi discutida a elaboração do novo projeto Caminhos do Campo, que o Estado está fazendo para realizar o asfaltamento entre Santana e Guriri, passando pelos atracadouros da Travessia do Rio Cricaré.
Ainda este mês, o Estado deverá licitar o projeto construtivo da Barragem do Rio Preto, que irá atender a demanda de água na região do Distrito de Braço do Rio. Por fim, o Governador Casagrande informou que a execução do Projeto de Saneamento de Conceição da Barra, demanda anteriormente pleiteada pela Administração Municipal, já está inserida no orçamento da CESAN para a devida implantação.
O prefeito Francisco Vervloet agradeceu ao Governador, em nome de toda a população barrense, pelo grande apoio que o município vem recebendo em tão pouco tempo de sua gestão à frente do Estado do Espírito Santo. Chicão também agradeceu a excelente parceria que os Deputados Freitas e Raquel Lessa vem oferecendo a Conceição da Barra, desde o início dos seus mandatos.