05/11/2019 11h00

Monitoramento desta terça-feira atesta ausência de manchas de óleo no litoral de Conceição da Barra

Após o monitoramento das praias realizado na manhã dessa terça-feira (05/11), não foi constatado nenhum vestígio de óleo no litoral de Conceição da Barra. Novamente foram encontrados novos ninhos de tartarugas marinhas que todos os anos buscam as praias preservadas do município para desova.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, André Tebaldi, informa que as notícias que chegam dos municípios do Extremo Sul da Bahia também são boas. “Segundo informações divulgadas nos grupos de monitoramento de que fazemos parte, as praias daquela região não receberam resíduos na última virada de maré e encontram-se limpas”, destaca o secretário. “E aqui em Conceição da Barra, as praias estão todas limpas, com águas claras e quentinhas, convidando a todos para um belo banho de mar”, comemora.

A Prefeitura de Conceição da Barra não descarta eventual chegada de resíduos mas garante que se chegar o município está preparado para uma resposta imediata. “Caso chegue em virtude da fragmentação, intemperismo ocasionado pelo sol, ventos, contato com a água do mar e sedimentos não prejudicará o turismo e a pesca de nossas praias”, antecipa Tebaldi.

Hoje na agenda do Gabinete de Gestão de Crise do Município está prevista a continuidade do monitoramento das praias; fortalecimento e realização de reuniões com o setor pesqueiro e turístico; participação de importante agenda com o Governo do Estado e Federal para finalizar os ajustes de logísticas, equipamentos, estrutura operacional integrada, caso seja necessário realizar ação de limpeza e destinação final ambientalmente correta dos resíduos.