15/07/2019 21h27 - Atualizado em 18/07/2019 15h35

PERSPECTIVA DE EXTRAÇÃO DO SAL-GEMA EM CONCEIÇÃO DA BARRA É TEMA DE REUNIÃO COM O GOVERNO ESTADUAL

O prefeito Francisco Vervloet participou, hoje (15/07), de uma importante reunião na Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SEDES), ocasião em que foi discutida a perspectiva de extração de sal-gema em Conceição da Barra. Estiveram presentes no encontro, o Secretário Estadual de Desenvolvimento, Heber Viana de Resende, o Subsecretário Estadual de Integração e Desenvolvimento Regional, Paulo Meneguelli, o Deputado Estadual Eustáquio Freitas e o Secretário Parlamentar do Senador Marcos do Val, Humberto Kër de Andrade.
Também participaram da reunião, o Secretário Executivo do Consórcio Público PRODNORTE, Mervaldo Faria, o Secretario Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, André Tebaldi e o Gestor de Geração de Emprego e Renda de Conceição da Barra, Jorge Alexandre da Silva.
A reunião desta segunda-feira é mais um passo rumo ao desenvolvimento do município de Conceição da Barra e de toda a Região Nordeste do Espírito Santo, ao propor a implantação de novos projetos que proporcionarão o aquecimento da economia regional. “A redução das atividades sucroalcooleira e petrolífera, além do recente recuo na atividade de silvicultura, voltada para a produção de celulose, provocaram perdas consideráveis nas receitas dos municípios do nordeste capixaba e precisamos de ações que promovam avanços a longo prazo”, explicou o prefeito.
Em conjunto com o Deputado Freitas e representando todo o Nordeste Capixaba, o prefeito solicitou ao Secretário Heber Resende que auxilie no avanço da prospecção de dados técnicos e de viabilidade econômica junto à Petrobrás, tendo como foco o levantamento da situação em que se encontra atualmente o projeto de exploração da maior jazida de sal-gema da América do Sul, localizada no subsolo de Conceição da Barra. Também foi solicitada a ajuda do Estado na estruturação de um plano de negócios que atraia outros investidores para a definitiva exploração daquele mineral.
“Certamente mais um passo foi dado com a adesão de mais um importante parceiro para que a exploração de sal-gema se torne uma realidade. O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico passa, a partir de hoje, a aderir a esta importante causa para o definitivo Desenvolvimento da região Nordeste do Estado do Espírito Santo”, celebrou o prefeito.