17/04/2019 17h56 - Atualizado em 23/04/2019 11h46

Prefeitura implanta Estação Pluviométrica em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais

A Administração Municipal de Conceição da Barra, preocupada com os riscos sociais, na agricultura e no meio ambiente implantou em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN) uma estação pluviométrica automatizada que estará acompanhando em tempo real os índices de chuva no município.

O acompanhamento do volume de chuva favorecerá os trabalhos da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca no monitoramento das condições climáticas que tanto afetam os produtores rurais, especialmente após a crise hídrica que tanto afetou a região nos últimos anos. No Meio Ambiente, auxiliará nas análises e no monitoramento de riscos de incêndios florestais e no registro do volume de água nas nascentes e corpos hídricos.

Os dados relativos à precipitação pluviométrica coletados pela estação de Conceição da Barra, contribuirá acima de tudo na tomada de decisão através da Gestão de Segurança e Defesa Civil quanto a eventuais riscos de inundação, enxurradas, deslizamento de encostas e outros eventos relacionados as chuvas que venham ocasionar desabrigamento temporário de famílias em todo território municipal.

PARCERIA QUALIFICADA
O CEMADEN, órgão Federal vinculado ao Ministério de Ciências e Tecnologia, é o parceiro do município na instalação e manutençãoda estação pluviométrica. Sua missão é realizar o monitoramento das ameaças naturais em áreas de riscos em municípios brasileiros suscetíveis à ocorrência de desastres naturais, além de realizar pesquisas e inovações tecnológicas que possam contribuir para a melhoria de seu sistema de alerta antecipado, com o objetivo final de reduzir o número de vítimas fatais e prejuízos materiais em todo o país.

Acumulado de chuva registrado nos últimos 21 dias para Conceição da Barra totaliza aproximadamente 160 milímetros. Os dados dos índices pluviométricos captados pela Estação de Conceição da Barra são disponíveis e abertos ao público no site da CEMADEN por meio do link: http://www.cemaden.gov.br/mapainterativo/#.

A Gestão Municipal de Segurança e Defesa Civil informa que encontra-se em elaboração o Plano Municipal de Contingência e Emergência para auxiliar o Poder Público na tomada de decisão em eventuais situações de emergência, com elevados riscos e que necessitem de ação de resposta imediata por parte das autoridades integradas. Em breve o Plano estará aberto para consulta pública online pelo site da Prefeitura de modo a colher a contribuições de toda sociedade.