26/03/2021 16h02 - Atualizado em 26/03/2021 16h06

PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19, NESTE SÁBADO

Na última semana, o município de Conceição da Barra iniciou a vacinação dos idosos da faixa etária de 70 a 79 anos. Para atender mais rapidamente a este público, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar um mutirão de vacinação no próximo sábado (27/03), das 09 às 15 horas. Idosos com idade superior a 70 anos podem procurar as Unidades de Saúde de Itaúnas, Braço do Rio I e II, Cobraice, Santana, Sayonara e Vila dos Pescadores, além da EMEF Dr. Mário Vello Silvares.

Além deste dia de mobilização, a vacina continua sendo agendada e ofertada nos seguintes pontos de vacinação: Sala de vacina da Unidade de Saúde Centro, Unidade de Saúde Braço do Rio I, Unidade de Saúde Braço do Rio II, Unidade de Saúde Sayonara, Unidade de Saúde Santana, Unidade de Saúde Cobraice, Unidade de Saúde Itaúnas.

Os idosos com idade superior a 70 anos precisam apresentar Cartão SUS, CPF e Cartão de Vacina para o agendamento ou aplicação da vacina contra a COVID-19. Até o início da tarde desta sexta-feira (26) o município já tinha recebido 2832 doses da vacina e 1737 já foram aplicadas em profissionais da saúde e idosos com idade superior a 70 anos.

VACINAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Conforme PORTARIA Nº 030-R, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2021, entende-se como Profissionais/ Trabalhadores da Saúde àqueles dos serviços exclusivos de saúde, conforme Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES, que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância em saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais, compreendendo tanto os profissionais da saúde (ex. médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores administrativose de apoio (ex: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e noutros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. A vacina também será
ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

Como comprovação para vacinação dos profissionais/trabalhadores da saúde deverá ser apresentado um dos seguintes documentos: crachá + declaração do serviço de saúde onde atua; contracheque; contrato de trabalho; carteira de trabalho; carteira do conselho de classe + declaração do serviço de saúde onde atua.

No caso dos acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio regular hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios, deverá ser apresentada declaração emitida pela coordenação do curso descrevendo o período e o local onde é o estágio.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o município está seguindo todas as resoluções do Estado do Espírito Santo da Comissão Intergestora Bipartite, PORTARIA Nº 030-R, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2021 e RESOLUÇÃO CIB N° 018/2021.

Informações: Dayane Moraes - Coordenadora Municipal de Imunização