24/04/2023 15h27 - Atualizado em 24/04/2023 16h46

PROGRAMAS PAA E CDA BENEFICIAM MAIS DE MIL FAMÍLIAS EM CONCEIÇÃO DA BARRA

A Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, através da Coordenação do CDA e PAA sob a responsabilidade da Assistente Social Dineide Paixão, apresentou neste mês de abril um relatório descritivo dos Programas Compra Direta de Alimentos – CDA (Governo Estadual) e Programa de Aquisição de Alimentos – PAA (Governo Federal) e sua execução no município.

Segundos dados mais recentes apresentados neste relatório o município de Conceição da Barra conta com 12 associações de pequenos agricultores familiares com projetos de aquisição de alimentos (PAA) aprovadas pela Companhia Nacional de abastecimento (Conab) e ofertando produtos de alta qualidade mais de 1000 famílias em situação de vulnerabilidade social referenciadas pelos CRAS do município, sendo que, 950 dessas famílias participam do PAA e 530 do CDA , num total de 1480 famílias.

Os Programas PAA e CDA, que no município conta com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, são ações de promoção da agricultura familiar e de alimentação saudável, executados pelo município em parceria com o Ministério da Cidadania e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e que tem por finalidade promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Esses alimentos têm como destino atender as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas na rede socioassistencial. Cerca de 37 variedades de alimentos produzidos no município de Conceição da Barra são entregues quinzenalmente através dos CRAS para as famílias referenciadas.

Para a Secretária de Assistência Social Ziza Rodrigues, o resultado positivo que está sendo alcançado neste município deve-se ao comprometimento desta administração municipal na pessoa do prefeito Mateusinho, da coordenação municipal dos programas CDA e PPA na pessoa da Assistente social Dineide Paixão e de todas as equipes dos CRAS que não medem esforços para que o referenciamento das famílias beneficiadas possam ser feito com bastante critério e lisura.