29/10/2019 11h59 - Atualizado em 29/10/2019 12h00

Reunião de esclarecimentos e orientações sobre eventual manejo de óleo no litoral será realizada em Conceição da Barra

Ações de prevenção à eventual chegada dos resíduos derivados de petróleo ao litoral capixaba continuam sendo colocadas em prática no município de Conceição da Barra. Nesta quarta-feira (30/10), a partir das 14 horas, será realizada uma reunião de esclarecimentos e capacitação sobre os procedimentos no manejo do óleo. O evento será promovido no Auditório da Prefeitura, numa parceria entre a Administração Municipal e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama). 

Agindo preventivamente, a Administração Municipal se antecipou e, diante da possibilidade de chegada dos resíduos à costa do município, instituiu o Gabinete de Crise através da Portaria nº 319/2019. O objetivo do órgão é a elaboração do Plano de Ação e Monitoramento dos Efeitos dessa substância nas praias barrenses, caso o produto venha a chegar no balneário. 

As manchas de óleo surgiram na Paraíba, no dia 30 de agosto, e vem se deslocando em direção ao sul, desde então. Quase 250 praias do Nordeste já foram atingidas pelos resíduos e ainda não se sabe se o material chegará até o Espírito Santo. Ainda assim, os Governos Estadual, Federal e Municipal estão unindo esforços para minimizar os danos, caso ocorram. 

A reunião de esclarecimentos e capacitação sobre os procedimentos no manejo do óleo tem o objetivo de repassar as informações atualizadas sobre as providências adotatas no Nordeste e também sobre o trabalho preventivo desenvolvido no território capixaba. Também serão ressaltados os danos que o contato com a substância pode causar e repassadas orientações para os voluntários que já começaram a se cadastrar junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Saneamento, Habitação e Meio Ambiente.

“É importante que proprietários e funcionários dos estabelecimentos que recebem o fluxo turístico do município participem desta reunião, pois assim estarão aptos a prestar informações aos turistas que mantiverem contato para saber sobre a chegada do óleo em nossas praias”, explicou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, André Tebaldi. “Os voluntários já cadastastrados e aqueles que pretendem se voluntariar para uma eventual ação de limpeza serão muito bem-vindos a este encontro que também será de capacitação”, completou o secretário. 

Quem quiser se cadastrar como voluntário ou registrar alguma anormalidade nas praias locais, pode acionar a Administração Municipal mantendo contato com a Gestão de Segurança e Defesa Civil, pelo telefone (27) 98878-9775, ou com a Secretaria de Meio Ambiente, através do telefone (27) 99988-8103 ou pelo e-mail: voluntariosdabarra@gmail.com.