07/05/2020 18h16

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EXPEDE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS

Conforme nota técnica COVID-19 27/2020-SESA/GS o exame RT-PCR em tempo real identifica o vírus em amostras e devem ser coletados preferencialmente do 3º ao 5º dia (tempo ideal) podendo se estender até o 7º dia do início dos sintomas. Esta metodologia é utilizada para diagnóstico final e conclusivo (padrão ouro).

A notificação realizada pelo laboratório particular no dia 06/05/2020 relata que o paciente apresentou sintomas e coletou exame RT-PCR na mesma data da notificação (29/04/2020), sendo que, no campo de preenchimento dos sintomas não foi descrito nenhuma sintomatologia e nem vínculo epidemiológico.

Ao realizar investigação do caso, a paciente relata que foi testada apenas para ser admitida em uma empresa e que não apresentava sintomas de síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave.

Foi realizado pelo município o teste rápido, validado e aprovado pela ANVISA no dia 07/05/2020 para comprovação, o mesmo apresentou resultado negativo, ou seja, apresentando divergência do resultado, visto que, conforme nota técnica COVID-19 27/2020-SESA/GS o teste rápido (cartucho) detecta a presença dos anticorpos (IgM e IgG), marcadores de infecção recente ou tardia, respectivamente.

Portanto o exame RT_PCR realizado pelo laboratório particular apresentou um falso resultado positivo, visto que o mesmo não foi realizado conforme nota técnica COVID-19 27/2020-SESA/GS.

Diante disso, a par da incorreção do procedimento de coleta do exame realizado em laboratório particular, bem assim, o resultado negativo obtido através do teste rápido, o Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Conceição da Barra, decidiu por descartar tal caso para os fins estatísticos/epidemiológico.

NOVOS CASOS SUSPEITOS
Nesta quinta-feira (07/05), o boletim expedido pela Coordenação de Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, contabilizou um total de 11 casos notificados no município de Conceição da Barra. Oito casos foram descartados, dando resultado negativo para COVID-19, e três casos permanecem sob investigação.