15/09/2022 13h14 - Atualizado em 15/09/2022 17h12

TERCEIRO DIA E ENCERRAMENTO DAS OFICINAS DE ARTE E CULTURA DO INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO!!! QUE DIA!!! MUITA GRATIDÃO!!!

Nessa quarta-feira, dia 15, foi o terceiro dia e encerramento das oficinas de Arte e Cultura do Instituto Brasil Solidário. Nesse dia maravilhoso, as crianças e professores puderam apresentar um pouquinho do que fizeram nesses três dias de muito aprendizado contando com apresentações de música e teatro promovidas pelos próprios participantes, em evento aberto ao público.

As oficinas que foram fomentadas na Escola Astrogildo Carneiro Setúbal, em Conceição da Barra saíram da sala de aula e deslumbraram as crianças e adultos da comunidade local. Todas as formações ofertadas de forma gratuita envolveram desde atividades de Teatro de Bonecos, Artes Cênicas, Patchworck, Pintura e Desenho, Fotografia, até uma capacitação em Mediação de Leitura, incluindo a construção de espaços literário, com materiais para montagem da biblioteca e doação de acervo de mais de 500 livros junto a entrega de um kit para os projetos de leitura com fantoches, aventais, sacolas e tapetes literários. Para as ações de educomunicação, a escola recebeu 3 câmeras fotográficas com os kits de iluminação que ficarão para os alunos desenvolverem as atividades. O IBS conta com o apoio e parceria da Secretaria de Educação do município, na mobilização e fomento de atividades continuadas nas escolas da cidade. Essa é uma parceria do Instituto Brasil Solidário com a Seacrest Petróleo, que possui atuação nessas regiões e tem investido nas ações e projetos IBS para levar as escolas locais uma proposta integrada de desenvolvimento da educação e impacto social para a comunidade.

SUSTENTABILIDADE, ARTE E CULTURA COMO TEMA TRANSVERSAL

Utilizando materiais reciclados, reaproveitados, e de fácil acesso na comunidade, as oficinas apresentam ideias simples, replicáveis e que já são multiplicadas nas 5 regiões do Brasil, através da metodologia do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, do Instituto Brasil Solidário.

No eixo de Incentivo à Leitura, a escola ganhará espaços literários lúdicos e criativos, com mobiliários sendo construídos a partir da reciclagem. Os cantinhos de leitura terão pufes de garrafa PET, prateleiras e nichos de paletes, além de almofadas, tapetes e aventais literários sendo produzidos na Oficina de Patchwork, com retalhos e restos de tecido. Na Música, serão construídos instrumentos com materiais reutilizados, aproveitando carteiras que seriam descartadas na escola, baldes, tambores, canos de PVC e garrafas de vidro para a produção dos garrafones e vidrofones.

Sobre o Instituto Brasil Solidário

O Instituto Brasil Solidário IBS é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – voltada à valorização do ser humano, oferecendo-lhe oportunidades por meio da Educação.

Com 20 anos de atuação e tradicionalmente forte presença de projetos no eixo norte-nordeste, o Instituto trabalha com ações voltadas para a educação de qualidade, desenvolvendo iniciativas que empoderem a escola e a comunidade escolar. Nosso Programa de Desenvolvimento Educacional, transforma a sala de aula em um ambiente de descobertas ao tornarmos as disciplinas tradicionais mais convidativas ao conhecimento. Fazemos isso ao conectá-las com incentivo à leitura, educomunicacão, arte e cultura, educação ambiental, empreendedorismo, cidadania e até educação financeira. O resultado rompe os muros da escola ao valorizar e capacitar o educador, empoderar o aluno e aproximar famílias e escolas.

Nossa metodologia está inserida em escolas públicas e até privadas, e hoje, prova-se altamente eficaz e de escala não somente nacional, mas também global, com impactos deixados ao longo de duas décadas em quase duas mil escolas, alcançando 4 milhões de alunos em todo o Brasil.

O trabalho do IBS tem colaborado, entre diversos ganhos em políticas públicas, para elevar os índices de desenvolvimento educacional em cidades do Nordeste, e somando esforços às redes de ensino municipais de mais de 180 municípios, muitos deles tendo crescimento da nota do IDEB, com alcance ou superação da meta.

Nosso muito obrigada ao nosso prefeito Walyson José Santos Vasconcelos, Secretaria Municipal de Educação em nome da sra. Secretária Cristiane Sena e toda equipe, a EMEF “Astrogildo Carneiro Setúbal” e toda comunidade escolar, nossas escolas municipais, pais, alunos, Instituto Brasil Solidário IBS, a Seacrest Petróleo e a todos envolvidos. Deus nos abençoe sempre.