- Início
- A Cidade
- Notícias
- Transparência
- Portal do Contribuinte
- Portal do Servidor
- Ouvidoria
- COVID-19
XII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FOI REALIZADA EM CONCEIÇÃO DA BARRA
O auditório do CRAS Quilombola foi o palco, da XII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada nesta quarta-feira (19) e que teve como tema central: “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
A palestra foi ministrada pela Coordenadora do Fórum, DCA – ES, Clerismar Lyrio, que abordou o tema central da conferência, enfocando os “Os cinco eixos temáticos norteadores dos debates”. A programação contou com a leitura e aprovação do regimento interno e apresentação das propostas elencadas pelos cinco grupos de trabalho que foram responsáveis por debater os cinco eixos temáticos e apresentar as propostas como produto final desta conferência.
Após a apresentação das propostas pelos grupos temáticos, foram realizadas plenárias e aprovação das propostas com a eleição e escolha de delegados que participarão da conferência estadual que acontecerá no mês de agosto em Vitória -ES. O Secretário Municipal de Administração, Segurança e Defesa Civil Wellington Pina, representou na ocasião o prefeito Walison Vasconcelos (Mateusinho). Também fizeram parte da mesa, a Secretária Municipal de Assistência Social, Alciza Rodrigues (Ziza); o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDECA, Pr. Augusto Carlos de Oliveira Caldas; a representante da Secretaria Municipal de Educação, Priscila Missagia e a estudante Ana Clara Freire de Oliveira que representou todas as crianças e adolescentes do município.
A Secretária de Assistência Social, Alciza Rodrigues (Ziza), em seu pronunciamento enfatizou ser um desafio para ela ocupar a pasta da assistência social deste município, sendo este um aprendizado diário. Ziza citou ainda o desafio de realizar uma conferência municipal como esta, analisando a situação atual em que se encontra o município e vislumbrando onde se quer chegar a curto, médio e longo prazo.
Ziza destacou a expressiva participação dos representantes de vários segmentos sociais, do empenho de todos os servidores da assistência, sendo esta uma característica desta gestão municipal que segunda ela, não trabalha sozinha, mas sim de mãos dadas, envolvendo a todos no intuito de alcançar o verdadeiro caminho do sucesso, Concluiu Ziza. A solenidade ainda contou com a apresentação cultural do grupo Tambor de Raiz, composto por crianças e adolescentes do município, do poeta Salomão da Silva Pinto(Sossó), além de usuários da Politica de Assistência Social, trabalhadores da assistência e comunidade em geral.