FÓRUM DE ATORES DE ATORES DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL REUNIU AUTORIDADES DE NOVE MUNICÍPIOS EM CONCEIÇÃO DA BARRA

Aconteceu na tarde da última quarta-feira (18), no auditório da Prefeitura de Conceição da Barra, o Fórum de Atores de Desenvolvimento Regional, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-ES), Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SEDE) e a Prefeitura Municipal de Conceição da Barra, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Saneamento, Habitação e Meio Ambiente.

O objetivo do evento foi articular e organizar os nove Municípios da Microrregião Nordeste do Estado do Espírito Santo, compreendendo os Municípios de Conceição da Barra, São Mateus, Jaguaré, Pedro Canário, Pinheiros, Boa Esperança, Montanha, Mucurici e Ponto Belo. Com o Fórum de Desenvolvimento Regional, os Secretários de Desenvolvimento Econômico ou secretaria correlata, responsável política local de Desenvolvimento Econômico estabeleceram a realização de reuniões periódicas, com um cronograma a ser definido no próximo encontro, agendado para o dia 14 de junho, no município de Montanha.

O Fórum de Atores de Desenvolvimento Regional teve a presença e participação do Diretor Superintendente do SEBRAE/ES, José Eugênio Vieira, do Prefeito de Conceição da Barra, Francisco Bernhard Vervloet, do Vice-Prefeito de Conceição da Barra, Jonias Dionísio dos Santos, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Saneamento, Habitação e Meio Ambiente de Conceição da Barra, André Luiz Campos Tebaldi, além de vários secretários do município de Conceição da Barra e dos outros municípios da Microrregião Nordeste. Também estiveram presentes representantes de outras entidades como INCAPER, ASSENOR, IFES Campus Montanha, empresários e comerciantes locais, além de analistas e consultores do SEBRAE.

O evento foi coordenado pelo Analista do SEBRAE/ES, Mário Barradas, que fez a abertura passando a palavra ao Prefeito de Conceição da Barra, Francisco Bernhard Vervloet (Chicão), que fez suas considerações quanto a importância da integração e articulação regionalizada das ações de promoção de Desenvolvimento Econômico para a região.

Após, teve início a apresentação do Assessor Especial da SEDES, Luiz Otávio, que contextualizou a razão desse encontro, a partir da constituição e atividades do Fórum Nacional de Secretários de Desenvolvimento Econômico, apresentando também os objetivos, missão e importância deste fórum para a articulação desse desenvolvimento regionalizado, onde os municípios terão um espaço de discussão e debates de suas questões e realidades a partir das experiências de cada município para propor ações em cada localidade.

Em um segundo momento teve a Palestra: “A Comunidade na Promoção do Desenvolvimento Sustentável”, ministrada pelo ex-prefeito de Crissiumal, estado do Rio Grande do Sul, Walter Luiz Hech. De forma bem-humorada, o palestrante apresentou experiências de sucesso, com relatos práticos na implantação de programas que envolveram a sociedade organizada no fortalecimento dos potenciais locais e na organização de microempreendedores. Hech também destacou a importância do turismo, da agroindústria familiar e do associativismo para o desenvolvimento territorial.