SECRETÁRIO DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA ALERTA SOBRE OS DIVERSOS TIPOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Mais de cem pessoas estiveram presentes no Auditório da Prefeitura de Conceição da Barra, na noite desta quarta-feira (14/03), para prestigiar a palestra proferida pelo Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André de Albuquerque Garcia. Além de autoridades e servidores públicos do município, homens e mulheres da comunidade também levaram seus filhos e filhas adolescentes para acompanharem a palestra que teve como tema a violência contra a mulher.

O Prefeito Francisco Vervloet agradeceu a disponibilidade do Secretário André Garcia, celebrando a queda no índice da violência no município, graças ao esforço constante das Polícias Civil e Militar, aliado ao trabalho realizado na central de videomonitoramento do município. Em visita à unidade, o secretário elogiou o compromisso da gestão na logística e estruturação dessa importante ferramenta para a repressão e investigação de delitos.

Na abertura do evento, o prefeito ressaltou o papel de destaque das mulheres “que na nossa administração desempenham importantes funções de gestão, como é o caso da Controladora Geral do Município, das Secretárias de Cultura e Turismo, de Assistência Social e de Educação, além da Pregoeira”. Segundo Chicão, “as mulheres ocupam cada vez mais espaço por sua competência, dedicação e cuidado. Elas mandam em casa, quando decidem desde a roupa que vestimos até às aquisições que são prioritárias e também são fundamentais no mercado de trabalho”, avaliou o prefeito.

PALESTRA
Iniciando sua fala, Garcia disse que Conceição da Barra é um município diferenciado, onde a quantidade de lideranças femininas presentes no evento e as mulheres em cargo de gestão demonstram que a sociedade barrense está no caminho certo quando o assunto é a igualdade de gênero.

O secretário também parabenizou os homens que estavam prestigiando a explanação afirmando que “se existe discriminação e violência contra a mulher é porque os homens estão falhando em seu papel, principalmente dentro dos próprios lares, por isso é tão importante discutir esse tema”.

Ao longo da apresentação, o palestrante lembrou alguns casos emblemáticos de violência contra a mulher, ocorridos no Espírito Santo. Relatando detalhes sobre casos que terminaram com a morte das vítimas, após diversas situações de agressão física e psicológica, ele lembrou que na maioria das vezes, as mulheres são surradas, desrespeitadas, ameaçadas e coagidas até mesmo pelas famílias para que não denunciem. “É esse silêncio que dá segurança ao agressor e os casos vão se agravando e terminam, na maioria das vezes, em feminicídio, aquele crime em que a mulher é morta simplesmente por ser mulher”, explicou.

“Por isso, aquele ditado antigo, de que em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher, já não tem validade. Qualquer pessoa que assiste a um episódio de agressão doméstica, em que a mulher sofre danos físicos ou psicológicos, deve denunciar o agressor e parar o ciclo da violência”, defendeu André Garcia.

Após parabenizar o Comandante da 2ª Cia PM, Capitão Samir Torres Scardini, pela implementação da Visita Tranquilizadora às vítimas de violência doméstica, o secretário de Segurança Pública deixou um conselho a todas as mulheres presentes: “lutem pela autonomia de vocês, não sejam dependentes de seus parceiros nem economicamente e nem emocionalmente, pois autonomia é fundamental para que a mulher seja dona da própria vida”.