29/09/2014 14h10 - Atualizado em 31/08/2018 10h01

1º Mutirão de Limpeza do Manguezal recolheu 60 metros cúbicos de resíduos

O 1º Mutirão de Limpeza do Manguezal da APA de Conceição da Barra, realizado no último sábado, dia 27 de setembro, resultou no recolhimento de 60 metros cúbicos de resíduos sólidos, numa área de aproximadamente 5 quilômetros de extensão. Cada metro cúbico equivale ao volume de uma caixa d"água de 1000 litros e na área de proteção ambiental havia resíduos de vários tipos: papelão, garrafas PET, entulhos, restos de construção, plásticos e até peças de mobiliário.

A ação coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA), o Parque Estadual de Itaúnas e a Área de Proteção Ambiental de Conceição da Barra (APA-CB), teve o objetivo de alertar a todos sobre a importância da preservação do manguezal, bioma que é de fundamental para a manutenção do equilíbrio ambiental na região costeira do município.

O mutirão de limpeza contou com a participação de pelo menos 200 voluntários, equipe composta por moradores do município, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Astrogildo Carneiro Setúbal, membros da Associação Barrense de Surf e o Grupo de Escoteiros Foz do Cricaré, servidores públicos municipais, além do prefeito Jorge Donati e secretários municipais. A iniciativa contou ainda com a colaboração da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Conceição da Barra (ASCOMCEB), da Associação de Pescadores, Marisqueiros e Catadores de Caranguejo (APMCC), do Instituto Baleia Jubarte e das empresas R.T.S Transportes e Serviços, Plantar Reflorestamentos, da Companhia de Álcool de Conceição da Barra (Alcon), Infinity Bio Energy e Donati Agrícola.
Todos os colaboradores ganharam uma camiseta com o tema do evento e receberam certificado de participação. Os materiais recicláveis recolhidos no 1º Mutirão de Limpeza do Manguezal da APA de Conceição da Barra foram destinados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do município, tendo em vista a reutilização dos resíduos, a promoção da sustentabilidade e a geração de renda para os catadores.

Infraestrutura do evento
Para a realização do mutirão de limpeza do manguezal, a Administração Municipal disponibilizou uma infraestrutura composta por: 02 retroescavadeiras, 05 carros de apoio (três da prefeitura e dois do IEMA), 04 caçambas (duas da prefeitura e duas da RTS/Peroba), 05 bags de mil litros, 04 caixas estacionárias/contêiners, aproximadamente mil sacos de lixo e 200 pares de luva.