Pela primeira vez o Distrito de Braço do Rio vai sediar a Conferência Municipal de Saúde, reunindo profissionais de Conceição da Barra e Pedro Canário em torno do tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. Em sua sétima edição, o evento organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde terá palestras e oficinas distribuídas ao longo do dia 24 de julho de 2015, sexta-feira, a partir das oito horas, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Braço do Rio.
A 7ª Conferência Municipal de Saúde é um evento preparatório para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá entre os dias 1º e 04 de dezembro, tendo como objetivo debater a saúde pública como direito de cidadania e como um serviço de qualidade, que visa à superação das desigualdades, à organização e à humanização, de modo a atender as necessidades dos usuários e ampliar o acesso.
Em âmbito local, o objetivo da universalização do atendimento e da redução das desigualdades teve início com a escolha do local que sediará o evento. “Quando optamos por realizar a Conferência Municipal de Saúde no Distrito de Braço do Rio, levamos em consideração o fato de que a localidade nunca havia recebido este evento, apesar de gerar a maior demanda ao serviço de saúde do município”, observa o Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Morais. “Levar a discussão sobre a qualidade da saúde no município para perto das pessoas que mais utilizam este serviço é, portanto, a opção mais acertada e justa”, completa.
Com início previsto para as 08 horas da manhã da próxima sexta-feira, a 7ª Conferência Municipal de Saúde, terá a seguinte programação:
08:00h - Recepção e credenciamento
08:20h - Abertura dos trabalhos e boas vindas aos participantes: Conselho Municipal de Saúde, Autoridades Municipais e Convidados.
08:50h - Palestra “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo Brasileiro” - Palestrante: Gilsilene Preta Cani (Apoiadora Estadual do Ministério da Saúde)
09:40h - Credenciamento dos grupos
09:50h - Coffee break
10:00h - Início dos trabalhos de grupos (oficinas temáticas)
11:30h - Intervalo para almoço
13:00h - Reinício das atividade de grupos
OFICINAS TEMÁTICAS:
1 – Direito a saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade
2 – Financiamento do SUS e relação público privado
3 – Informação, educação e política de comunicação do SUS
14:00h - Plenária final
14:40h - Apresentação e apreciação das propostas discutidas nos grupos temáticos
15:40h - Coffee Break
16:00h - Eleição dos delegados para etapa municipal para “15ª Conferência Nacional de Saúde”
17:00h - Encerramento