07/06/2013 12h08 - Atualizado em 31/08/2018 09h57

ACADEMIA POPULAR DA PRAÇA SAUDÁVEL JÁ PODE SER UTILIZADA

A Praça Saudável, instalada no início da Avenida Beira Mar, já está liberada para o uso da comunidade barrense. O local adequado para a prática de exercícios físicos, numa parceria entre a Prefeitura e o Governo Estadual, foi oficialmente entregue à população, em cerimônia realizada ontem à noite, com a presença do Secretário Estadual de Esportes, Vandinho Leite, o Assessor do Governador Renato Casagrande, Rafael Boldens, os Deputados Estaduais Eustáquio Freitas e Gildevan Fernandes, o Prefeito Jorginho Donati, a Vice-prefeita Adélia Marchiori, secretários municipais, vereadores barrenses e lideranças regionais.

O secretário Vandinho Leite disse que o objetivo do Projeto Praça Saudável é aliar a prática de atividades físicas à promoção da saúde, “evitando os custos e riscos que doenças como os infartos e acidentes vasculares provocam”, explicou. Ele também destacou que todos terão acesso aos equipamentos instalados na orla, já que os aparelhos foram desenvolvidos de forma a permitir a acessibilidade de pessoas com dificuldades de locomoção.

Agradecendo a parceria do Governo Estadual na implantação da Praça Saudável na Sede do município, o prefeito Jorginho Donati pleiteou a inclusão das localidades de Cobraice, Braço do Rio e Itaúnas na próxima etapa do projeto. “Braço do Rio e Cobraice abrigam grande parte da população barrense e essas pessoas precisam de um espaço agradável para a prática de exercícios e o lazer”, argumentou o prefeito. “Como também merecem os moradores e visitantes da nossa bela Itaúnas”, completou.

A praça inaugurada ontem foi adequada para a prática gratuita de exercícios físicos, recebendo a instalação de 17 equipamentos com sobrecarga (peso) indicados para utilização de crianças, adolescentes, adultos, terceira idade e pessoas portadoras de deficiência. No local agora também funciona um parquinho, com brinquedos para crianças de várias idades. A Prefeitura também disponibilizará um profissional formado em Educação Física para orientar a prática dos exercícios.