10/07/2015 17h33 - Atualizado em 31/08/2018 09h37

Ação de Limpeza é realizada na praia do Pontal do Sul, em Conceição da Barra

A Administração Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SDEMA) participou da Ação de Limpeza realizada na Praia do Pontal do Sul, na última quinta-feira (02), promovida pelo Instituto Baleia Jubarte (IBJ), que realiza atividades de Educação Ambiental em Conceição da Barra, em convênio com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA).

A ação contou com a parceria do Programa Meros do Espírito Santo, dos Gestores do Parque Estadual de Itaúnas e da Área de Proteção Ambiental de Conceição da Barra, da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Conceição da Barra (ASCOMCEB), e da Secretaria Municipal de Educação, através da Escola Municipal de Ensino Fundamental Meleiras.

Participaram do mutirão cerca de 150 voluntários, entre alunos e professores, servidores públicos, catadores de materiais recicláveis, comunidade do entorno da Unidade de Conservação e apoiadores do programa de Educação Ambiental. Todos os voluntários receberam camiseta e foram acompanhados por monitores que orientaram os trabalhos, resultando no recolhimento de um volume de resíduos suficiente para encher um caminhão com capacidade de 10 m3 de lixo.

Os resíduos sólidos recolhidos da Praia do Pontal totalizaram 200 kg. Todo o material reciclável coletado foi destinado a ASCOMCEB, a fim de serem separados, prensados e posteriormente vendidos para obtenção de renda e destinação correta dos resíduos.

*Texto: Iara Rodrigues dos Santos – Técnica da SMDEMA