07/08/2017 09h02 - Atualizado em 31/08/2018 09h43

Ações para implantação dos Planos Municipais de Saneamento e Gestão de Resíduos Sólidos serão discutidas em Conceição da Barra

A elaboração e implantação dos Planos Municipais de Saneamento e Gestão de Resíduos Sólidos tem sido dois dos maiores desafios dos municípios capixabas, na atualidade. Por isso, na próxima sexta-feira (11/08) a Prefeitura de Conceição da Barra, a Secretaria de Estado de Saneamento e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e o Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental (Lagesa) do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) realizam reunião de mobilização social para discutir esses assuntos com a comunidade barrense.

Com a intenção de potencializar a resolução de problemas comuns, qualificar os resultados e otimizar a aplicação de recursos, o Estado do Espírito Santo, por intermédio Sedurb optou pela contratação UFES para a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMSB/PMGIRS) para os municípios de Alegre, Castelo, Conceição da Barra, Domingos Martins, Iúna, Jaguaré, Marataízes, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pinheiros e Sooretama.

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é uma ferramenta de gestão prevista na Lei 11.445/2007 e será composto por um conjunto de serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais, com impacto durante os próximos 20 anos. Por isso é importante que a sociedade esteja bem representada na reunião que irá acontecer na sexta-feira, a partir das 09 horas, no Auditório da Prefeitura.

O objetivo da reunião de mobilização social é a sensibilização e a integração da sociedade nas discussões acerca do plano, de forma que todos tenham a oportunidade de conhecer e entender o que acontece com o saneamento do município, para então discutirem as causas dos problemas e buscar soluções coerentes.