22/03/2016 12h10 - Atualizado em 31/08/2018 09h40

Administração Municipal presta homenagem ao Dia Mundial da Água

O Prefeito Jorge Donati celebra o Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira, 22 de março de 2016, cumprimentando a todos que preservam e reconhecem a importância do precioso líquido para a vida de todos. Em sua mensagem, o prefeito também lembra o pioneirismo do município na implantação do Plano Municipal de Conservação da Mata Atlântica, através do qual as nascentes e fragmentos florestais do território barrense estão sendo mapeados.

Em época de estiagem e grande preocupação com as condições da água, tanto para o consumo humano quanto para o desenvolvimento das atividades agrícolas e industriais, convém salientar que em dezembro de 2015, o prefeito expediu o Decreto nº 4.765/15, que detalhou os abusos que passaram a ser considerados como infrações no município.

ORIGEM DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 22 de março de 1992, quando foi divulgada a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Esse documento apresentou uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água. Desde então, o dia 22 de março de cada ano foi destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

A edição de 2016 do Relatório Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Recursos Hídricos, produzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), estima que mais de 1,4 bilhão de empregos, ou 42% do total da força de trabalho mundial, são altamente dependentes dos recursos hídricos. Entre os setores mais atingidos estão a agricultura, indústria, silvicultura, pesca e aquicultura, mineração, o suprimento de água e saneamento, assim como quase todos os tipos de produção de energia. Esta categoria também inclui empregos em áreas como cuidados de saúde, turismo e setores de gestão de ecossistemas.