17/08/2009 11h29 - Atualizado em 31/08/2018 09h50

Agentes de saúde participam de curso de capacitação

Mais capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde de Conceição da Barra. Teve início na última terça-feira (11/08), o curso de formação inicial para os profissionais que atuam no PSF. A aula inaugural foi realizada pela manhã, no auditório da Pestalozzi, bairro COHAB, e contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Vagner Tonon.

A turma é formada por 19 agentes de saúde, sendo 11 de Conceição da Barra, quatro de Pinheiros e outros quatro de Boa Esperança. O curso é uma iniciativa da Prefeitura de Conceição da Barra em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

O secretário Vagner Tonon desejou boas-vindas aos participantes do curso e falou da importância do PSF no sistema de saúde. “O agente é o profissional que tem contato direto com as famílias e acompanha as demandas dos usuários. Se vocês realizarem um bom atendimento, o resultado de todo o processo será melhor”, afirma.

Vagner destaca que o curso vai de encontro ao projeto de melhoria no atendimento à saúde do cidadão barrense. “Nosso principal objetivo é otimizar o Programa Saúde da Família nas comunidades, visando 100% de atendimento à população barrense através do trabalho de sete equipes, formadas por médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos e Agentes de Saúde. Vamos implantar mais uma equipe de Estratégia de Saúde da Família, ampliando assim o atendimento”, anuncia o secretário.

O grupo de agentes vai se reunir uma vez por semana em Conceição da Barra. As aulas presenciais serão ministradas pelo coordenador e professor do curso, enfermeiro Gleikson Barbosa dos Santos.

Em campo, os procedimentos terão acompanhamento dos facilitadores Gleikson Barbosa dos Santos (Conceição da Barra), Magali Toscano (Boa Esperança) e Maria Luiza (Pinheiros).