04/07/2018 09h50 - Atualizado em 31/08/2018 09h45

Alunos de Conceição da Barra recebem a merenda que todo estudante gostaria de consumir

Quase cinco mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Conceição da Barra recebem, diariamente, uma refeição balanceada, produzida e distribuída por profissionais qualificados. Além de saborosos, os alimentos que compõem o cardápio das escolas barrenses têm qualidade superior à alimentação que antes era preparada nas unidades escolares, num modelo que ainda é mantido em grande parte do país.

Esse diferencial na qualidade da merenda deve-se ao fato da Prefeitura Municipal de Conceição da Barra contar com duas cozinhas industriais, uma em Braço do Rio e outra na Sede do município. Juntas, elas atendem a 22 das 29 escolas Rede Municipal de Ensino, contemplando, através de fornecimento de alimentos processados nas cozinhas industriais, 4.150 alunos por dia.

Na Zona Rural, mais 800 alunos de sete escolas são atendidos diariamente pelas cozinhas das próprias unidades escolares, devido à dificuldade em manter a logística de entrega, dentro das normais da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA). Essas cozinhas operam sob a supervisão da mesma equipe técnica responsável pelas cozinhas industriais.

QUALIDADE ASSEGURADA
A produção da merenda escolar conta com o acompanhamento de corpo técnico composto pela Nutricionista Letícia Camilo Silvares, pela Gerente de Produção de Alimentos, Ane Margareth Carilo Póvoas, e pela Coordenadora, Paumina Saith, responsável pelas compras. Outros 25 funcionários estão envolvidos na produção de alimentos, todos eles treinados e capacitados dentro das normas regulamentadoras da ANVISA.

O transporte da merenda escolar é feito em caixas isotérmicas, em veículos exclusivos para o serviço de entrega. Tanto o motorista como o funcionário que o acompanha também foram capacitados para o processo de transporte e entrega dos alimentos.

Todos os servidores envolvidos no processo de compra de produtos, organização do estoque, produção, transporte e entrega dos alimentos obedecem ao Manual de Boas Práticas de Produção de Alimentos onde são determinados como deve ser feito cada processo de produção dentro das normas e técnicas permitidas.

Diariamente são coletadas amostras dos alimentos preparados, para assegurar o controle de qualidade e segurança alimentar. As instalações das cozinhas estão em conformidade com os parâmetros de higiene e conservação dos alimentos prontos e armazenados em estoques separadamente de acordo com suas especificidades.

ESTRUTURA E CUSTOS
Cada Cozinha Industrial possui duas câmaras refrigeradas, sendo uma para a refrigeração de legumes, verduras hortaliças e frutas e uma outra para o congelamento de carnes bovinas, aves e pescados. Cada alimento é armazenado na temperatura ideal que a sua natureza requer. Os prédios também possuem geladeiras e freezers de apoio na estocagem, um cômodo separado para estocagem de material de limpeza e outro para estocagem de sacarias, cereais e enlatados.

Para manter a qualidade na entrega dos alimentos, o município de Conceição da Barra arca com quase 70% do custo de todo o processo compra, produção e entrega da merenda. Para cada aluno atendido neste modelo de atendimento de alimento transportado o valor total, por refeição, é de R$ 1,85. Esse valor é definido a partir da contabilização dos custos com alimento, transporte, mão de obra, energia, água e gás, entre outros.

Os valores repassados para o município pela Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) somam os outros 30% dos custos médios com a merenda escolar. Os repasses são feitos da seguinte forma: R$ 0,36/aluno no Ensino Fundamental; R$ 0,32/aluno na Educação para Jovens e Adultos (EJA); R$ 0,53/aluno na Pré-escola; R$ 1,07/aluno nas creches; e R$ 0,64/aluno nas Comunidades Quilombolas e Indígenas.

BENEFÍCIOS
Apesar da população de Conceição da Barra não conhecer o funcionamento desta estrutura de produção da merenda escolar, todo o projeto das cozinhas industriais foi desenvolvido por uma empresa de renome nacional que é fornecedora de projetos e equipamentos para instituições consagradas, como o Exército Brasileiro, a Marinha e a Aeronáutica.

Os benefícios alcançados com este modelo de atendimento são: refeições balanceadas, dentro de padrões de higiene e de segurança alimentar, diminuição do desperdício de alimentos, transparência no controle do estoque e combate ao desvio de alimentos. Toda essa estrutura custeada em grande parte pela Prefeitura tem o objetivo de garantir aos alunos uma alimentação saudável, capaz de lhes proporcionar melhores condições de aprendizagem.

*Mais fotos em: https://www.facebook.com/Prefeitura-Municipal-De-Concei%C3%A7%C3%A3o-Da-Barra-Es-122261098289036/