16/10/2017 14h12 - Atualizado em 07/12/2022 06h39

Audiência pública para a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico acontece nesta quinta-feira

A Prefeitura de Conceição da Barra realiza uma audiência pública para a discutir a elaboração do Plano Municipal de Saneamento e Gestão dos Resíduos Sólidos (PMSB), na próxima quinta-feira, 19 de outubro. Dada a complexidade do assunto, o município conta com a parceria da Secretaria de Estado de Saneamento e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e o Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental (Lagesa) do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para formatar e implantar o PMSB.

Com a intenção de potencializar a resolução de problemas comuns, qualificar os resultados e otimizar a aplicação de recursos, o Estado do Espírito Santo, por intermédio Sedurb optou pela contratação UFES para a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMSB/PMGIRS) para os municípios de Alegre, Castelo, Conceição da Barra, Domingos Martins, Iúna, Jaguaré, Marataízes, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pinheiros e Sooretama.

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é uma ferramenta de gestão prevista na Lei 11.445/2007 e será composto por um conjunto de serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais, com impacto durante os próximos 20 anos. Por isso é importante que a sociedade esteja bem representada na reunião que irá acontecer na quinta-feira, a partir das 09 horas, no Auditório da Prefeitura.

O objetivo da audiência pública é a apresentação e discussão do plano elaborado a partir da construção coletiva, com a participação da sociedade. As discussões acerca do plano foram promovidas por diversas vezes, dando oportunidade para que todos pudessem conhecer e entender o que acontece com o saneamento do município, apresentando as causas dos problemas e buscando soluções coerentes.