31/07/2014 20h26 - Atualizado em 31/08/2018 10h00

Baleia Jubarte encalha na Praia de Conceição da Barra

Uma baleia Jubarte de aproximadamente três metros e meio de comprimento, foi encontrada em uma das praias de Conceição da Barra, na manhã desta quarta-feira (30). Servidores públicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA) foram avisados pela Polícia Militar e imediatamente contataram a equipe do Programa Petrobrás Ambiental, que acionou o Serviço em Meio Ambiente (CTA) para o local.

A equipe da SMDEMA foi até a praia e após constatar a presença de um grupo de voluntários tentando recolocar o animal no mar, buscou os materiais necessários para o resgate do mamífero de forma correta. A ação foi coordenada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, André Tebaldi, em parceria com o CTA e os voluntários conseguiram reinserir a baleia ao mar.

A baleia jubarte é uma espécie que habita todos os oceanos e anualmente, durante o inverno, realiza sua migração para águas tropicais e subtropicais para acasalar e dar à luz, por isso, neste período há intensa migração da espécie nas praias da região. Maiores informações sobre os hábitos deste mamífero podem ser encontradas no seguinte endereço: www.baleiajubarte.org.br.

A SMDEMA informa que caso seja avistado algum animal marinho encalhado, as pessoas deverão ligar para o número 0800-0395005.