09/08/2014 17h45 - Atualizado em 31/08/2018 10h00

Barra inicia atividades da Campanha contra Hanseníase e Geohelmintíase

Começou, na última quinta-feira (07), a etapa municipal da “Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíases” nas escolas da rede pública municipal de Conceição da Barra. Sob a organização da vigilância epidemiológica do município, a campanha segue até o dia 27 de agosto de 2014, tendo como objetivo a redução da incidência de doenças intestinais provocadas por parasitas, popularmente chamadas de verminose, e a detecção precoce de casos suspeitos de hanseníase.

As atividades da Campanha incluem mobilização, orientações aos professores, pais e estudantes, antes da oferta da dose do anti-helmíntico e do preenchimento da ficha de autoimagem, através do método do espelho. No combate às geohelmintíases, os profissionais da saúde ministram uma dose única de Albendazol 400mg, medicação utilizada no tratamento das infecções parasitárias.

Com material didático preparado especialmente para a campanha, já foi iniciado o preenchimento das fichas de autoimagem com a ajuda dos familiares dos estudantes. Após a identificação, os casos suspeitos serão encaminhados à rede básica de saúde, visando à confirmação diagnóstica e tratamento. A campanha tem como público alvo estudantes na faixa etária de 5 a 14 anos, de 26 escolas municipais e soma aproximadamente 4.500 alunos.

A estratégia no ambiente escolar, já utilizada internacionalmente, comprovadamente reduz os custos do tratamento e potencializa os resultados da intervenção, porque proporciona excelente oportunidade de atingir o maior número de crianças e adolescentes. A secretaria de saúde solicita apoio da comunidade barrense nesta campanha e se coloca a disposição para esclarecer as dúvidas, pelo telefone (27) 3762-1636.