24/04/2008 06h10 - Atualizado em 31/08/2018 09h46

Cães e gatos serão vacinados em julho

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Vigilância Ambiental, irá antecipar a vacinação anti-rábica para cães e gatos, este ano. A informação é de Alessandro Gomes, coordenador da Vigilância Ambiental, que participou de reunião na Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), em Vitória, e recebeu orientações no sentido de antecipar o calendário das atividades.

“O dia D é 5 de julho. Serão cerca de 60 pessoas da Secretaria Municipal de Saúde, trabalhando para atingirmos a meta de 3.354 animais vacinados”, disse o coordenador.

“Atingindo este número, estaremos atendendo o que determina a Sesa quanto ao mínimo possível, sabendo que no caso de Conceição da Barra estima-se que exista cerca de 4.100 cães e gatos”, complementa Alessandro, fazendo um alerta aos produtores rurais quanto à importância de vacinar cavalos e bois, em função de alguns casos já ocorridos na Região Norte do Estado.

“Há casos isolados da doença em eqüinos e bovinos na região, por isso é necessário que os criadores fiquem atentos e procurem vacinar seus animais”, disse o veterinário.

A doença que atinge os animais domésticos, especialmente cães e gatos, conhecida popularmente por “raiva”, foi praticamente erradicada e é uma vitória do sistema de saúde no Brasil que vem radicalmente combatendo com campanhas de vacinação todos os anos.

Redação/Carlos Quartezani