O Calçadão da Cultura, novo point de Conceição da Barra, foi liberado totalmente para o público neste final de semana com uma série de novidades a contar a presença da Orquestra de Sanfona e Viola de São Pedro de Itabapoana e a Orquestra de Câmara, de João Neiva.
A animação começa na sexta-feira (29) com abertura da Feira de Artesanato; sábado (30), prossegue a partir das 19h e no domingo (31) às 20h30, logo após o encerramento da Santa Missa na Igreja Matriz, que fica em frente ao calçadão, que possui 200 metros de cumprimento, recebeu iluminação, bancos de madeira e jarros floridos.
Haverá ainda apresentação de grupos folclóricos, inauguração da Casa do Artesão e muita musica da MPB ao vivo.
A organização dos eventos que marcam a liberação do calçadão está dentro da Semana Cultural e tem como organizadores a Associação dos Ambulantes (Assamba), Associação dos Artesãos e da Maricultura.
O moderno calçadão foi todo construído para servir de mais um local para concentração de moradores e turistas. Está todo iluminado e as casas a maioria centenárias receberam nova pintura. No muro de uma delas foram pintados quadros que retratam a cultura folclórica de Conceição da Barra.
A primeira obra de calçamento com cerâmica colorida em forma de calçadão foi feita na Rua Capitão Antero Faria confluência com a Avenida Jones dos Santos Neves, de frente para a Igreja Matriz e continua atravessando a Rua Ítalo Benso. São aproximadamente 200 metros de extensão que dá visibilidade para o Cais e o Rio Cricaré, onde também foi construído um ancoradouro.
O material utilizado para a construção foi praticamente custo zero para a administração já que a produção foi na fábrica de blocos, meio fios e cerâmica que a prefeitura mantém no Bairro Santana.
O projeto da administração municipal é revitalizar outras ruas do centro da cidade com calçadões a exemplo da Rua Capitão Antero Faria.