31/10/2014 15h56 - Atualizado em 31/08/2018 09h34

Caravana do Esporte e da Música atendeu a mais de 3.500 pessoas no município

A Caravana do Esporte e da Música encerrou suas atividades em Conceição da Barra na noite desta quinta-feira (30/10), quando entregou os certificados de conclusão das capacitações a professores da rede pública e alunos do Ensino Médio. A solenidade foi descontraída, mas também emocionou a equipe de caravaneiros em diversos momentos, demonstrando o comprometimento de profissionais que conquistaram o sucesso em diversas áreas, com a proteção e a garantia de direitos às crianças e adolescentes.

Por três dias a caravana desenvolveu atividades artísticas e esportivas, pautadas pelo propósito de educar e disciplinar crianças e jovens barrenses. Deste processo participaram artistas conhecidos, como a cantora Margareth Menezes, Renata Jambeiro, Josafá Filho, Estela e Vini. Também estiveram presentes atletas de sucesso, como a ex-jogadora de Vôlei Ida Álvares e os surfistas Jadson André e Daniel Araújo, além do velocista Edson Luciano. No município, a caravana passou a desenvolver aulas de surf, em parceria com a Associação Barrense de Surf (ABS), abrindo caminho para a implantação da escolinha do esporte em Conceição da Barra.

ENCERRAMENTO
Emocionada na cerimônia de encerramento, a cantora Renata Jambeiro falou da satisfação que sente em trabalhar com as crianças, “despertando o brilho nos olhos de quem tem diversas carências e que precisa da nossa atenção e cuidado”. Renata afirmou que os lugares por onde a caravana passa são muito diferentes entre si, mas alguns acolhem com mais carinho e essa foi a recepção das pessoas de Conceição da Barra: “nós nos sentimos abraçados pelas necessidades destas crianças e jovens que se entregaram às atividades que propomos, sem qualquer manifestação de violência, e o município está de parabéns por isso”, cumprimentou a cantora.

A Secretária Municipal de Educação, Clarissa Magalhães Costa, agradeceu aos caravaneiros por sua passagem por Conceição da Barra, afirmando que eles “lançaram uma semente que vai se desenvolver no coração dos educadores e de toda a comunidade”. Clarissa assegurou ainda que a integração entre todas as secretarias diretamente ligadas à promoção dos direitos das crianças e adolescentes, Educação, Saúde, Assistência Social e Esporte e Lazer será mais intensa depois da experiência deixada pelo trabalho conjunto desenvolvido ao longo do evento.

Ao longo dos três dias da Caravana do Esporte e da Música, mais de 3.500 pessoas participaram das atividades desenvolvidas: 3.042 alunos da rede municipal de ensino se beneficiaram com as ações musicais e esportivas, 52 estudantes do Ensino Médio concluíram a capacitação em Meio Ambiente e Comunicação, 250 professores participaram da formação em artes e jogos esportivos educacionais, e centenas de membros da comunidade prestigiaram as sessões gratuitas de cinema.

SELO UNICEF – MUNICÍPIO APROVADO
Evento de caráter social promovido pelo Canal ESPN Brasil em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Instituto Esporte e Educação, presidido pela medalhista olímpica Ana Moser, e realizado nesta etapa com o apoio de todas as secretarias quem compõem a Gestão Municipal, a Caravana do Esporte e da Música é levada aos municípios escolhidos pelo próprio Unicef. O critério para a escolha da localidade é baseado nos indicadores sociais apontados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levando em conta, por exemplo, o índice de mortalidade infantil, o número de consultas pré-natais feitos pelas gestantes e a população alfabetizada, entre outros.

A caravana é o pontapé inicial para a elevação do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de municípios que estão na escala de baixo ou médio IDH, mas querem obter melhores resultados nos próximos anos. A Administração Municipal, comprometida com a necessidade de continuar a elevar os índices sociais, como já vem fazendo há quase seis anos, inscreveu-se no programa de Certificação do Selo Unicef – Município Aprovado. Parte do processo também se inicia com a realização da Caravana do Esporte e da Música, que resulta num plano especialmente elaborado para o município e será colocado em prática pelo Poder Público Municipal.

A partir do evento realizado em Conceição da Barra foram sugeridas soluções para a melhorar a inclusão social de crianças e adolescentes, através da garantia de direitos e a promoção de atividades educativas, artísticas, culturais e esportivas. Em sua análise, o prefeito Jorge Donati afirma que a caravana “trouxe importantes reflexões para a Gestão Municipal, mas também apresenta preocupações que já são constantes no Projeto Barra + Legal: a garantia de direitos e a inclusão social de crianças e jovens, afastando-os da violência e criminalidade”.

Para o prefeito, os benefícios da caravana são imensos e a um custo quase imperceptível. “Enquanto os aspectos positivos da Caravana do Esporte e da Música se espalham por todos os cantos do município, o único saldo negativo que ficou foi a necessidade de reparar cerca de cinco metros quadrados do calçamento da Praça da Folia, um reparo que realizamos com o investimento de aproximadamente R$ 400,00”. “Foi graças a esta pequena intervenção no calçamento que a imensa estrutura da Caravana pode ser montada no nosso município”, concluiu.