18/02/2013 11h32 - Atualizado em 31/08/2018 09h56

Carnaval 2013 apresenta redução de 33,8% nas ocorrências policiais em relação ao ano anterior

Conceição da Barra teve, em 2013,o Carnaval mais seguro dos últimos tempos. Segundo relatório apresentado pela Polícia Militar, foram registradas apenas 62 ocorrências policiais durante os dias de folia, uma redução de 33,8%, em relação ao Carnaval de 2012, quando foram registradas 83 ocorrências. Contribuíram para o excelenete índice de segurança o esquema de policiamento montado pelo 13º Batalhão de Polícia Militar, comandado pelo Tenente-coronel Altiere Machado, as câmeras de videomonitoramento instaladas ao longo do circuito da folia, além da organização e uso inteligente da área de eventos.

O relatório da Polícia Militar destaca que neste Carnaval não houve registro de homicídios ou tentativa de homicídio em Conceição da Barra. Durante os cinco dias de folia, foi registrada apenas uma ocorrência de lesão corporal. Os dados da PM informam ainda que aconteceram apenas quatro casos de roubo em via pública e cinco ocorrências de furto a residências.

O formato adotado pela Prefeitura para o Verão e o Carnaval 2013 foi decisivo para a redução dos índices de violência. A Arena da Barra, com a delimitação da área, inibiu a baderna e afastou os arruaceiros. As poucas manifestações de violência foram imediatamente sufocadas pela ação policial, desestimulando totalmente esse tipo de prática.

Segurança também para os banhistas

A coordenação do serviço de guardas vidas, pelo Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, foi fundamental na garantia da segurança dos milhares de banhistas que lotaram as praias do município. O profissionalismo do efetivo, aliado à utilização de equipamentos de segurança e veículos especializados contribuíram para a ação eficiente dos bombeiros e guarda-vidas. Durante o Verão e Carnaval 2013 foram realizados 71 atendimentos pelos bombeiros, sendo 68 ações do salvamar e três apoios a acidentes.

Mais de 2.500 procedimentos registrados nos plantões da Saúde

Segundo relatórios da Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 8 e 12 de fevereiro foram realizados 2.548 procedimentos no Hospital Municipal de Conceição da Barra e na Unidade de Saúde da Vila de Itaúnas. Só na Sede do município foram realizados 2.363 procedimentos, sendo registrados 595 atendimentos médicos, 21 atendimentos de urgência com observação de até 24 horas e 23 atendimentos de urgência com remoção, entre outros. Em Itaúnas, foram totalizados 185 procedimentos: 59 atendimentos médicos, 54 aferições de pressão arterial, 45 curativos, entre outros.