26/02/2009 13h52 - Atualizado em 31/08/2018 09h48

Carnaval avaliado como positivo em Conceição da Barra

Sem a ocorrência de afogamento, seqüestros e homicídios, bem como um baixo número de ocorrências policiais, o carnaval de Conceição da Barra foi considerado o mais tranqüilo dos últimos anos. Essa é a avaliação do prefeito Jorge Donati ao final da folia, na manhã de quarta-feira.

Calculando haver passado pela cidade entre 120 a 140 mil pessoas durante os seis dias de folia que começou na quinta-feira, o prefeito assegura que a instalação do sistema de monitoramento através de câmeras tenha sido o grande responsável pela diminuição no número de ocorrências policiais. “Contudo, temos que levar em consideração que o reforço no número de policiais também deve ser lembrado”, explicou.

O responsável pela gerência de segurança da Prefeitura, sargento Jalmas Greis, concorda com o prefeito e assegura que a novidade com a implantação do sistema de monitoramento, bem como a sua divulgação na imprensa foram fundamentais para a preservação da ordem pública na cidade.

“Algumas pessoas que por ventura foram para o Circuito da Folia com o intuito de praticar algum tipo de delito como tráfico de entorpecente ou furtos, desistiu da idéia quando soube que o local estava sendo monitorado”, avaliou o sargento, lembrando que o serviço de guarda-vidas também foi fundamental para a garantia da segurança dos banhistas.

“O Corpo de Bombeiros foi eficiente no atendimento à população, tendo registrado 65 ocorrências”, explicou o sargento, lembrando ainda que no geral foram registradas 93 ocorrências pela Polícia Militar nas áreas próximas ao centro da cidade e no Circuito da Folia (no local do circuito foram registradas 04) e em Itaúnas apenas seis”, adiantou, afirmou ainda que não foi registrado seqüestro e estupro no período.
“O município estava bem estruturado no quesito de segurança para receber os visitantes”, explicou o sargengo Greis, lembrando que não teve nenhum setor que tenha ficado a desejar. “O que vimos foram os turistas elogiando a estrutura que montamos”, conclui.