26/02/2016 19h48 - Atualizado em 31/08/2018 09h40

Cerca de 550 pessoas participam de mobilização contra o aedes aegypti em Braço do Rio

A sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016, foi dia de mobilização e combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya, no distrito de Braço do Rio, em Conceição da Barra. Cerca de 550 pessoas participaram da ação realizada pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população para a importância na prevenção e combate ao mosquito, assim como elaborar projetos de caráter pedagógico e de sensibilização dos moradores. Além de ajudar na distribuição de informativos sobre os sintomas das doenças e as formas de combate ao mosquito, os estudantes foram criativos na elaboração de cartazes e performances variadas.

No sábado anterior (20/02), as ações se concentraram na Sede do município, com o envolvimento de aproximadamente 100 profissionais de saúde no levantamento de terrenos baldios, aplicação de inseticida e orientação aos moradores. O combate ao aedes aegypti é a única ação que pode impedir a propagação da Dengue, Zika e Chikungunya, evitando surtos das doenças no município.

Para garantir a segurança das gestantes, especialmente contra os efeitos do Zika Vírus na provável má formação fetal, a Secretaria Municipal de Saúde distribuiu repelentes para todas as grávidas cadastradas nas Unidades de Saúde da Família. Nos próximos dias, o Distrito de Itaúnas também receberá as ações de combate ao mosquito e é importante que todos participem.

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS
DENGUE – Seus principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça, dores nos olhos, dores musculares. Podem ocorrer manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo, sangramentos pelo nariz e na gengiva. Não há tratamento para dengue, o que sempre é indicado é ingestão de líquidos e descanso.

FEBRE CHIKUNGUNYA – Em fase inicial os sintomas comuns são: dor de cabeça, cansaço, diarreia, dor muscular, vômitos, conjuntivite, dor de garganta e dor abdominal. Na fase aguda os sintomas são: febre de aproximadamente 40ºC, junto com mal estar e fortes dores no corpo, principalmente na região das mãos, punhos, pés e tornozelos.

ZIKA – Febre, coceira na pele, manchas avermelhadas com erupções, dor muscular, dor nas articulações como em mãos e pés e conjuntivite com dor nos olhos. Podem ocorrer também dor abdominal, diarreia, prisão de ventre, aftas, tontura ou perda do apetite.