26/10/2017 16h14 - Atualizado em 31/08/2018 09h43

Cesan, Defesa Civil Municipal e Secretaria de Agricultura e Pesca realizam a distribuição de água em Braço do Rio

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), em parceria com a Gestão Municipal de Segurança e Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca iniciou, nesta quinta-feira, dia 26 de outubro de 2017, a distribuição de água nos Bairros Santa Rita, São Jorge e Campo Verde II, no Distrito de Braço do Rio. O abastecimento está sendo realizado nas residências desses locais, com a utilização de caminhão pipa.

Devido à crise hídrica, o Rio Preto do Norte (Bacia do Itaúnas) está praticamente seco, o que levou ao racionamento no Distrito de Braço do Rio, com distribuição de água, todos os dias, das 19 às 09 horas da manhã seguinte. Contudo, as comunidades dos bairros Santa Rita, São Jorge e Campo Verde II, não estão sendo atendidos pela rede hídrica convencional, por conta da pouca pressão da água nessas localidades.

Ainda hoje, estarão chegando três tanques estacionários com capacidade para o armazenamento de até 10 mil litros de água, para que a população abasteça suas residências com o recurso hídrico a partir de amanhã. Os reservatórios estarão instalados próximo ao CRAS de Braço do Rio, em frente à EMEF Jorge Duffles Andrade Donati e próximo à Assocciação de Moradores do Bairro Santa Rita. Os moradores devem se dirigir a estes locais com os seus vasilhames, das 07 às 17 horas, para receberem a água gratuitamente.

Na Sede do município também já está havendo racionamento, devido à salinização do principal manancial que abastece a Sede do município: o Rio Cricaré, em São Mateus. Nos bairros da Sede, a distribuição de água vem sendo realizada diariamente, das 06 às 18 horas.