Os turistas que escolherem passar o Reveillon e verão em Conceição da Barra e Itaúnas não precisam temer pela falta no abastecimento de água. A notícia vale também para todos os moradores.
O consumo de água em Conceição da Barra fora do período de verão atinge a marca de 252 mil litros por hora e em Itaúnas 18 mil litros por hora. Já no período de verão na sede chega a atingir 432 mil litros por hora e em Itaúnas 64 mil e 888 litros por hora.
A garantia de abastecimento foi dada pelo diretor-presidente da Cesan, Paulo Rui Carnielli, adiantando que durante todo o ano foi feito um trabalho de adequação do sistema de abastecimento de água em Conceição da Barra para evitar a repetição do problema, que sempre ocorre em períodos de alta temporada, principalmente verão, quando aumenta o consumo.
Carnielli assegurou ainda que a Cesan fez um planejamento para que o problema de abastecimento não ocorra em todas as praias do litoral capixaba. "Tivemos uma deferência especial pelos municípios do Norte em função da longa estiagem registrada em 2007, mas posso garantir que a população não será afetada, bem como o turismo", explicou o diretor da Cesan.
Em Conceição da Barra existem duas Estações de Tratamento de Água (ETA), uma em Santana e outra em Itaúnas que funcionam com plantão opeeracional e eletromecânico de 24 horas nos finais de semana e feriados.
Nos dias da semana a ETA opera normalmente, com plantão de 24 horas, revelou o diretor responsável pelo órgão em Conceição da Barra, Aires da Silva Monteiro.