28/05/2017 11h38 - Atualizado em 07/12/2022 06h39

Comissão de Segurança da Assembléia Legislativa faz audiência pública em Conceição da Barra

Solicitada pelo Deputado Frei Honório, a Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, realizou nesta quinta feira próxima passada (25) uma audiência pública para tratar da segurança no município de Conceição da Barra, mais especificamente sobre o Distrito de Braço do Rio. A audiência aconteceu na extensão da Câmara Municipal no distrito de Braço do Rio e contou com a presença de vários moradores, além dos deputados Gilson Lopes, Gildevan Fernandes e Frei Honório.

Também estavam presentes o Comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar Tem Coronel Paulo Duarte, o Comandante do COP-Norte Coronel Irineu Firmino dos Santos, Delegado Titular de São Mateus Isac Gagno, o promotor de Justiça de Conceição da Barra Dr. Emmanuel Nascimento Gonzales Santos, o representante do Secretário de Segurança Pública do Estado do E Santo Delegado Paulo Roberto, a presidente da Câmara de Vereadores Mirtes Eugênia Figueiredo acompanhada por diversos vereadores, o Vice prefeito Jonias de Braço do Rio e o Prefeito Chicão. A audiência foi transmitida ao vivo pela Rádio Barcos FM.

Populares se manifestaram a respeito da falta de segurança que vem assolando o distrito e o município como um todo, a Comissão de deputados puderam ouvir diversos relatos de crimes cometidos e pediram providências.

O Deputado Frei Honório afirmou que solicitou a audiência pois tinha notícia que vários crimes vinham ocorrendo no município. “Fomos comunicados sobre o alto índice de crimes aqui em Conceição da Barra, especialmente em Braço do Rio. A melhor coisa para combater o crime é a prevenção e as políticas públicas de esporte, cultura, lazer, educação e emprego devem ser implantadas. Isso vai dar a nossos adolescentes e jovens a oportunidade de ter um futuro melhor”, disse Frei Honório.

GUARDA MUNICIPAL
O Promotor de Justiça Dr. Emmanuel Gonzales, propôs uma legislação para se criar uma guarda municipal. “Já existe a lei federal que estabelece o Estatuto das Guardas Municipais. Essa estrutura ajudaria a descentralizar os trabalhos das polícias Civil e Militar”, afirmou o promotor.

CRESCIMENTO DO MUNICÍPO
O Deputado Gildevan Fernandes destacou o empenho do prefeito Chicão junto aos órgãos estaduais e até federais para a melhoria da segurança no município, disse que o município experimentou nos últimos mandatos, desde o saudoso ex prefeito Jorginho Donati e continuado por Chicão, um crescimento muito grande, onde o povo sabe o que é feito com o dinheiro público e acaba de ficar em primeiro lugar em transparência segundo a CGU.

“O município cresceu, Braço do Rio cresceu, e não é bem assim como dizem, que parece que só tem bandidagem, aqui tem homens e mulheres trabalhadores e tem problemas como em qualquer outro lugar em crescimento. Precisamos, juntos nos empenharmos na busca de soluções, e é isso que estamos fazendo aqui. Vamos trazer o que temos de melhor para combatermos o crime em Conceição da Barra”. Afirmou Gildevan.

DIMINUIÇÃO DE HOMICÍDIOS
O Tenente Coronel Paulo Duarte mostrou em números que os homicídios diminuíram em Braço do Rio com relação ao mesmo período do ano passado e pediu a população para que registrassem as ocorrências, pois só assim esses crimes podem ser apurados e entrarem nas estatísticas, disse que 13 policiais fazem o policiamento de Braço do Rio em revezamento e troca de turno.

APOIO ADMINISTRATIVO
O Delegado Isaac Gangno solicitou apoio administrativo do prefeito para liberar os policiais civis que ficam na delegacia e deveriam estar nas ruas.

O presidente da Comissão de Segurança Deputado Gilson Lopes garantiu que vai trabalhar para enviar mais uma viatura para o distrito de Braço do Rio. “Não saímos de Vitória para vir aqui e não resolver nada, precisamos resolver os problemas e sair daqui com soluções práticas”, argumentou Gilsinho.

A vereadora Mirtes representando todos os vereadores disse que a Câmara apoia toda iniciativa para melhoria na cidade, sobretudo na área da segurança e se colocou à disposição para buscar alternativas.

RESGATE DOS VALORES MORAIS DOS JOVENS
O prefeito Francisco Bernhard Vervloet o Chicão (PSDB), disse que a questão da segurança está muito relacionada à desestruturação famíliar, ao tráfico de drogas e a educação. “As famílias tem perdido a guerra para o tráfico, muitos alunos vêm para escola sem uma estrutura familiar alicerçada, crescem sem conhecer os verdadeiros valores morais, estamos buscando mudar nossa grade curricular e inserir algumas matérias que tragam de volta os valores morais perdidos, ampliando a expectativa desses alunos e formando cidadãos de verdade”, disse o prefeito.

Quanto à segurança, município está investindo no vídeo monitoramento, parceria com o governo do estado para implantar um centro unificado das polícias civil e militar em Braço do Rio, evitando assim que uma viatura se desloque para a Sede apenas para fazer uma ocorrência, deixando o distrito desamparado. Também vai disponibilizar um estagiário para a delegacia de Conceição da Barra para desafogar os trabalhos.

“Ainda na educação, estamos implantando o empreendedorismo através do SEBRAE para que nossos jovens sejam empreendedores no futuro. Enfim, estamos desde o início desta administração, onde enfrentamos a pior crise do setor de segurança do estado, trabalhando junto com toda cúpula do governo do estado as estratégias necessárias para sanarmos este problema que é dever do Estado e responsabilidade de todos nós”, afirmou Chicão.

Texto: Mervaldo de Oliveira Faria – Gestor de Governo