06/10/2013 08h24 - Atualizado em 31/08/2018 09h58

Conceição da Barra: 122 anos de emancipação política e muita história para celebrar

Hoje, 06 de Outubro de 2013, Conceição da Barra festeja o seu 122º aniversário de emancipação político-administrativa. Em mais de um século de história como município, a população barrense comemora todos os avanços conquistados e se orgulha das lutas travadas neste território ao longo do tempo. Lutas que começaram logo após a colonização do Brasil pelos portugueses.

Foi no ano de 1.537 que uma frota espanhola naufragou num trecho próximo à Foz do Rio Cricaré. Anos depois os portugueses chegaram a esta mesma região e junto com os sobreviventes espanhóis e os indígenas nativos fundaram um povoado ao qual deram o nome de Barra. Por sua localização estratégica, o povoado tornou-se um ponto de apoio para os navios que navegavam pela costa, principalmente vindos da Bahia.

Após ser elevada à condição de Vila, com o nome de Barra de São Mateus, a Barra passou a figurar na vida política do Espírito Santo, graças ao grande fluxo de mercadorias e escravos que aportavam na região.

De lá para cá, com as mudanças políticas e administrativas, Conceição da Barra passou por várias fases de sucesso, declínio e superação, sem jamais perder seu posto de destaque entre os capixabas, seja por sua capacidade de adaptação ou por seus encantos naturais.

COMEMORAÇÕES PELOS 122 ANOS

Além da programação festiva elaborada pela Administração Municipal, as homenagens pelos 122 de Conceição da Barra espalham-se também pelas escolas do município. Desde a sexta-feira, dia 04, várias atividades estão sendo desenvolvidas na rede municipal de ensino. São festas, mostras e desfiles que mantém viva a história local.

No município, as comemorações pela data vão se estender até meados do mês de novembro. Neste final de semana acontece uma série de shows no Distrito de Braço do Rio e a Feira Sabor & Arte, na Praça da Maria Fumaça, na Sede. Nos próximos domingos, dias 06 e 12 de outubro, o espaço público será voltado para as atividades recreativas, culturais e esportivas, com duas edições da Rua de Lazer, em Braço do Rio e na Sede, respectivamente.

Nos dias 18 e 19 de outubro serão realizados os já tradicionais Bailes dos Professores e dos Servidores, respectivamente. E, para encerrar o período festivo, de 26 de outubro a 17 de novembro, acontece o primeiro Festival de Gastronomia de Conceição da Barra. Um evento que vai reunir dezenas de estabelecimentos, incentivar o turismo e o comércio local, além de divulgar as delícias da culinária especializada em frutos do mar.