01/10/2015 09h46 - Atualizado em 31/08/2018 09h39

Conceição da Barra adere à campanha de combate ao Câncer de Mama

A Prefeitura de Conceição da Barra, através da Secretaria Municipal de Saúde, mais uma vez adere ao movimento Outubro Rosa e programa uma série de atividades voltadas para o combate ao Câncer de Mama. As ações serão realizadas principalmente nas Unidades de Saúde da Família e visam à conscientização da população feminina quanto à importância do autoexame e do exame clínico da mama, tendo em vista o diagnóstico precoce da doença.

Neste mês, a Prefeitura e o Centro Esportivo e Cultural Dr. Aluízio Feu Smiderle receberão uma iluminação especial em tons de rosa, fazendo uma alusão à união de todos pela saúde feminina.

No Brasil, o Câncer de mama é a neoplasia que mais mata a população feminina. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença é relativamente rara antes dos 35 anos, exceto o grupo de alto risco, tendo sua incidência aumentada a partir dessa idade.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

Em Conceição da Barra, além das informações disponibilizadas nos Postos de Saúde, também será realizada a Caminhada do Outubro Rosa e ações educativas sobre os cuidados com a mama, orientações para a realização do autoexame, distribuição de informativos, coleta de exame papanicolau e exame clínico da mama. Através do Mutirão da Saúde, pelo menos 160 pacientes que aguardavam pelo agendamento de mamografias, serão atendidas ao longo do mês de outubro.

Confira o cronograma das atividades do Outubro rosa, a seguir:

10 E 24 DE OUTUBRO DE 2015 – Mutirão de Mamografias para rastreamento e diagnostico precoce para mulheres de 50 anos acima
7:00h – São Mateus (de acordo com o agendamento da Central Municipal de Regulação)

15 DE OUTUBRO DE 2015 – Caminhada do Outubro Rosa
7:30h – Concentração próximo à Loja Simonetti – Sede