30/07/2014 21h55 - Atualizado em 31/08/2018 10h00

Conceição da Barra adere à Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíase

A partir da próxima segunda-feira (04), a Secretaria Municipal de Saúde, realiza as atividades da “Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíases” nas escolas da rede pública municipal de Conceição da Barra. Sob a organização da vigilância epidemiológica do município, a campanha segue até o dia 27 de agosto de 2014, tendo como objetivo a redução da incidência de doenças intestinais provocadas por parasitas, popularmente chamadas de verminose, e a detecção precoce de casos suspeitos de hanseníase.

As atividades da Campanha incluem mobilização, orientações aos professores, pais e estudantes, antes da oferta da dose do anti-helmíntico e do preenchimento da ficha de autoimagem, através do método do espelho. Nesta terça-feira (29), a equipe da vigilância epidemiológica começou as visitas às escolas municipais, fornecendo as primeiras informações aos pais e educadores.

Com material didático preparado especialmente para a campanha, na próxima semana inicia-se o preenchimento das fichas de autoimagem. Após a identificação, os casos suspeitos serão encaminhados à rede básica de saúde, visando à confirmação diagnóstica e tratamento. A campanha tem como público alvo estudantes na faixa etária de 5 a 14 anos, de 26 escolas municipais e soma aproximadamente 4.500 alunos.

A estratégia no ambiente escolar, já utilizada internacionalmente, comprovadamente reduz os custos do tratamento e potencializa os resultados da intervenção, porque proporciona excelente oportunidade de atingir o maior número de crianças e adolescentes. A secretaria de saúde solicita apoio da comunidade barrense nesta campanha e se coloca a disposição para esclarecer as dúvidas, pelo telefone (27) 3762-1636.