09/06/2017 14h29 - Atualizado em 31/08/2018 09h42

Conceição da Barra adere ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo

Conceição da Barra foi o 12º município capixaba a aderir ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES). A assinatura do termo de adesão aconteceu em solenidade realizada no Auditório da Prefeitura, nessa quarta-feira (07), e marcou o compromisso firmado entre o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, e o prefeito Francisco Vervloet em unirem esforços para a melhoria da aprendizagem dos estudantes.

O PAES tem a o objetivo de promover o avanço dos indicadores educacionais do Ensino Fundamental, abrangendo desde o 1º até o 9º ano, e envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização.

Além do Governo do Estado e das prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada também integrarão o programa de atividades que serão desenvolvidas pelo pacto. Como o PAES é uma iniciativa ainda não finalizada, todos poderão contribuir para a construção das estratégias que terão maior impacto positivo sobre os alunos barrenses. Nesse processo, a participação das famílias será de grande importância.

O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, disse que “a partir de agora somos uma só equipe em busca do fortalecimento da aprendizagem dos estudantes capixabas, por isso agradeço ao município de Conceição da Barra por aderir ao PAES”. Já o prefeito Francisco Vervloet, o Chicão, retribuiu o agradecimento afirmando que o pacto “é uma ferramenta que está chegando num momento muito importante para o município e nós queremos essa união porque sabemos o conteúdo que o projeto tem e precisamos desse fortalecimento”.

A solenidade para adesão ao PAES reuniu aproximadamente cem pessoas e foi prestigiada pelo Deputado Estadual Padre Honório, o Coordenador Estadual do Pacto, Eduardo Malini, a Superintendente Regional de Educação, Amada Mariana Costa de Melo, e a recém-nomeada Secretária Municipal de Educação, Ivana Machado Raymundo. Vereadores, profissionais da Educação, secretários e gestores municipais também participaram do evento.

PACTO PELA APRENDIZAGEM NO ES

As principais metas do Paes são que 100% dos municípios façam a adesão até o final de 2018 e que as metas do Plano Estadual de Educação também sejam alcançadas.

O Pacto está estruturado em três áreas de atuação: Apoio à Gestão – que envolve a instituição formal do Paes e a estrutura necessária para o seu funcionamento; Fortalecimento da Aprendizagem – que se relaciona à padronização de currículo e material didático no ensino fundamental, formação de professores e gestores escolares, monitoramento/avaliação da aprendizagem, estímulo e valorização da produção literária local e leitura dos estudantes e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino; e também Infraestrutura e Suporte – que propõe estratégias para suprir demanda por educação infantil e organização das redes visando à otimização de recursos e potencialização de resultados.