25/03/2010 14h46 - Atualizado em 31/08/2018 09h53

Conceição da Barra apresenta diversidades culturais e turísticas na ExpoTur 2010

Aconteceu entre os dias 18 a 21 de março, no Centro de Convenções de Vitória a Feira de Negócios e Roteiros Turísticos do Espírito Santo (ExpoTur) – 6º Salão de Turismo e 1º Salão do Artesanato do Espírito Santo. A secretaria de Turismo e Cultura de Conceição da Barra também esteve presente divulgando o que há de melhor na cidade. A comitiva de Conceição da Barra contou com cerca de 40 pessoas, envolvendo também empresários locais.

A feira cresce a cada edição e garante espaço para pequenos produtores e artistas da terra. O público pode conferir o que de melhor existe no solo espírito-santense, das praias, montanhas, manguezais e lagoas aos pratos mais diversificados da culinária. O município de Conceição da Barra participa da Expotur desde sua primeira edição.

Neste ano a cidade participou do ‘Salão do Turismo’, com o Estande do Verde das Águas, levando a folheteria institucional e o beijú do município; do ‘Salão do Artesanato’, com as tipologias: Madeira, levando dois artesãos, Silvio Martins de Almeida e Leodônio Gomes dos Santos; nas Fibras, com a artesã Cleonice Viegas; Tecidos e Fios com material do Núcleo de Artesanato da Sociedade dos Amigos do Parque de Itaúnas (SAPI); o espaço Jóias contou com o artesão Almir José Bordin; e no espaço ‘Saber Fazer’, os dois mestres artesãos, Silvio e Leodônio demostraram o “saber fazer” da escultura em madeira.

Na Programação Cultural, o Grupo de Jongo de São Bartolomeu, de Santana, também marcou presença no evento e se apresentou no sábado (20). Para a secretária de Turismo e Cultura, Ana Angélica Motta, a experiência de participar de mais uma edição da Expotur foi positiva. “Esta é a oportunidade para trocas de conhecimentos entre os municípios, efetivos negócios, apresentação das potencialidades, mas principalmente, de profissionalizar o turismo capixaba; e este foi o salão da excelência, tudo perfeito”, ressaltou Ana Agélica.

No evento foi resgatada a Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo (ABBTUR-ES), que estava paralisada, e formado um grupo gestor para a reestruturação da mesma no período de um ano. A turismóloga e secretária de Turismo e Cultura de Conceição da Barra, Ana Angélica Motta, foi selecionada para fazer parte desse grupo. No Espírito Santo foram escolhidos oito profissionais pela presidente da ABBTUR Nacional, Tânia Omena.