15/02/2016 21h42 - Atualizado em 31/08/2018 09h40

Conceição da Barra atraiu um público especial no Carnaval 2016

Conceição da Barra mudou a forma de fazer o Carnaval e atraiu um público bastante diferenciado neste ano de 2016. Junto com a alteração na programação elaborada pela Prefeitura, priorizando os artistas locais e apresentando como novidade a Escola de Samba Unidos da Boa Vista, o público que visitou o município também mudou.

A integração de várias gerações e os turistas que chegaram acompanhados por seus familiares deram um colorido único à folia. E para agradar a um público tão especial, a Administração Municipal realizou e apoiou eventos variados durante o período carnavalesco.

“O balanço que fazemos do Carnaval 2016 é muito positivo, pois recebemos muitos visitantes e promovemos a geração de emprego e renda para os moradores”, afirma o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Altemar Pedruzzi. “Nesse ano de crise econômica, quando muitos carnavais tradicionais foram cancelados em todo o Brasil, podemos nos orgulhar da nossa criatividade e planejamento financeiro, pois sem essas características o município também teria sido penalizado com o fim da folia”, completa.

DESTAQUES DA TEMPORADA DE VERÃO 2016

1. Eventos culturais:
Ao longo de toda a temporada de Verão 2016, destacaram-se os eventos culturais e esportivos, distribuídos pela Orla, Casa da Cultura, Cais, Rota da Folia (Bugia), Centro Histórico, Praça da Matriz e Centro Esportivo e Cultural Dr. Aluízio Feu Smiderle. Desde o Natal, a Área de Eventos do Farol também foi palco para a Tenda Farol Atlântico, um espaço inovador que ofereceu shows privados durante todos os finais de semana, até o Carnaval.

2. Trio Elétrico:
Nos cinco dias de folia, o público presente prestigiou a principal marca do Carnaval barrense e grande paixão do folião: o trio elétrico. Moderno e com um sistema de iluminação e sonorização especial, o Trio Mega Star foi uma atração de peso e os foliões contaram ainda com o reforço da “jiripoca”, um mini trio que não deixava a festa esfriar. Os blocos tradicionais, como o das Piranhas e o Pára Rai de Bebo também levaram alegria às ruas do município, com apresentações totalmente custeadas pelos seus associados.

3. Atrações locais e regionais:
Entre as atrações regionais, além da Escola de Samba Unidos da Boa Vista, o público também assistiu aos shows das bandas Chapahalls, Auê, Ases Elétrico, Pisada Louka, Chic Bahia e Emerson Xumbrega. Completando a programação, as apresentações das bandas Cerradus, Arerê, D Luar, Agitus, Kelly Muniz e Banda e a Bandinha da Barra, mostraram o talento dos artistas locais. Em Itaúnas, foi mantida a tradição do Carnaval de Rua com o desfile de blocos e da Bandinha, enquanto as casas de shows da Vila promoveram eventos privados.

4. Infraestrutura e Segurança:
Nesse ano, a Barra teve mais um Carnaval com excelente infraestrutura e segurança, conforme atesta o Relatório da Polícia Militar, assinado pelo Tenente Luiz Vieira da Silva. No documento, destaca-se o “apoio incondicional” oferecido pela Prefeitura e a instalação de 22 câmeras de videomonitoramento na Sede, em Itaúnas e Braço do Rio, que permitiu a prisão em flagrante de dois traficantes.

Ainda segundo o relatório, o Posto Policial disponibilizado pela Prefeitura no Portal de Entrada da cidade proporcionou “totais condições de trabalho para os militares ali atuantes” e o decreto que regulamentou a prática do som automotivo, exclusivamente na Área de Eventos do Farol, também facilitou as abordagens da PM nos casos de perturbação do sossego.