30/09/2017 06h01 - Atualizado em 31/08/2018 09h43

Conceição da Barra busca alternativas contra o desemprego

Desde que assumiu o Governo, o Prefeito Chicão vem através de sua equipe, trabalhando no sentido de amenizar os efeitos danosos do desemprego. A crise é mundial, com um lamentável destaque para o Brasil que chega a quase 14.000.000 (quatorze milhões) de desempregados, sem perspectivas de solução a curto prazo.

Tal situação impacta todos os Municípios, na medida em que provoca queda de receitas e por consequência e com BASE na LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, que obriga o prefeito a cumprir um percentual máximo de comprometimento da receita com a folha de pagamentos, muitas prefeituras tiveram que enxugar o quadro de pessoal. No caso de Conceição da Barra, o Chefe do Executivo optou por exonerar alguns Secretários, preservando assim, os empregos dos que ganham menos.

NOVO ARRANJO PRODUTIVO E ECONÔMICO
Aproveitar e potencializar a vocação das atividades econômicas do Município, tem sido o novo foco do Executivo. Para isto, várias articulações estão sendo feitas e atitudes tomadas, dentre elas o breve início do Programa Municipal de Qualificação Profissional, que permitirá que os cursandos façam aulas dentro de empresas como a VOLARE, além de que toda a grade curricular tem foco nas necessidades de mão de obra a serem contratadas pelas empresas que estão se instalando na região.

TURISMO GANHA QUALIDADE
Além do grande investimento em infraestrutura, a organização temática, tem contribuído para o avanço do TURISMO no Município. Dentre as ações, destacam-se os incentivos aos Grupos Folclóricos e Culturais e a qualidade de todos os serviços, que se tornaram prioridade do Governo. Nessa semana, por exemplo, tomou corpo a política de certificação na área de manipulação de alimentos e para isto, mais de 60 barrenses foram treinados e receberão seus certificados nos próximos dias.

Esses profissionais tornaram-se mais competitivos no enfrentamento com concorrentes externos, na medida em que ser certificado pela comissão técnica instituída pela Prefeitura será a exigência para obtenção do alvará, para esta e outras atividades, inclusive na Temporada de Verão.

NOVAS ARTICULAÇÕES, NOVOS PROJETOS
SESC, SENAC, SENAI, SESI, SEBRAE, SINDIMICRO, BANCO DO NORDESTE, SICOOB, BANDES e várias Secretarias de Estado do Governo do Espírito Santo, são os parceiros em vários projetos que irão mudar a história econômica e social do município. Como exemplo, destaca-se a construção da barragem em Braço do Rio, numa parceria entre Prefeitura, Secretaria de Estado da Agricultura e a empresa Alcon. A implantação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP, que busca integrar as escolas, numa preparação dos jovens já na sala de aula também merece destaque entre outras ações.

*Texto: Jorge Alexandre da Silva – Gestor Municipal de Geração de Emprego e Renda