22/03/2017 13h25 - Atualizado em 31/08/2018 09h42

Conceição da Barra comemora o Dia Mundial da Água cuidando das florestas

O Município de Conceição da Barra, no Estado do Espírito Santo está comemorando o Dia Mundial da Água de uma forma diferente. Preocupado com as florestas para produção e conservação das águas, o primeiro município capixaba a elaborar o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica - PMMA, comemora essa data tão importante apresentando o maior índice de áreas de florestas nativas regeneradas no Estado.

Segundo trabalho publicado pela Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), disponível em link no final da matéria e no endereço https://www.sosma.org.br/wp-content/uploads/2017/01/Rege
neracao-ES-fev17_.pdf, entre os anos de 1985 a 2015, mais de 493 hectares de floresta nativa foram regenerados no território de Conceição da Barra.

Com o desafio de ampliar ainda mais as áreas a serem regeneradas, garantindo aumento na produção hídrica, o município elaborou o PMMA que identificou as 28 principais áreas importantes para Conservação e Regeneração em seu território. O estudo foi coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e contou com participação de importantes Instituições de Pesquisa, Controle, Gestão Ambiental, além de ampla participação da Sociedade Civil Organizada.

O PMMA é um marco importante do trabalho de preservação da natureza e conscientização das futuras gerações. A partir deste trabalho foi possível mapear as principais áreas degradadas no território barrense, tendo como unidade de planejamento territorial a rica malha hidrográfica local: todos os córregos, nascentes e rios, além de florestas e culturas agrícolas foram mapeadas.