07/10/2015 15h33 - Atualizado em 31/08/2018 09h39

Conceição da Barra inaugura centro esportivo e cultural no aniversário de 124 anos do município

A inauguração do Centro Esportivo e Cultural Dr. Aluízio Feu Smiderle marcou a celebração dos 124 anos de emancipação política e administrativa de Conceição da Barra. A solenidade aconteceu na noite desta última terça-feira, dia 06 de Outubro de 2015, data em que se comemora o aniversário do município. Centenas de pessoas participaram da cerimônia que traçou o histórico do município e também lembrou a construção, interdição e modernização do Ginásio de Esportes, agora transformado em um espaço mais confortável e adaptado para a utilização em diversas ocasiões.

Inaugurado no início da década de 1980, o Ginásio Poliesportivo Dr. Aluízio Feu Smiderle foi interditado pelo Corpo de Bombeiros, em dezembro de 2010, devido ao risco de desabamento do seu telhado. A reforma foi iniciada em 2011, mas no ano de 2013, a empresa contratada para a execução da obra pediu a rescisão contratual, sendo prontamente atendida pela Administração.

A partir de abril de 2014, a obra de reforma e ampliação do ginásio passou a ser conduzida diretamente pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras, Transportes e Serviços Urbanos, sendo entregue à população nesta data tão especial para todos. A intervenção teve um custo de aproximadamente R$ 3,5 milhões e foi totalmente custeada por recursos próprios, graças à austeridade e planejamento que caracterizam a atual gestão municipal.

O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Jônatas Vitório, destacou que a estrutura do Centro Esportivo e Cultural Dr. Aluízio Feu Smiderle é composta por vestiários, banheiros, sala de dança, salas administrativas, cerca de 1300 assentos, piso flutuante, quadra externa coberta e equipada com modernas tabelas de basquete. “Um espaço que está apto a receber competições regionais, estaduais e até nacionais, muito orgulha a população barrense e, certamente, proporcionará a oportunidade da prática esportiva e reunirá diversas atividades de lazer para todos”, afirmou o secretário que fez questão de citar os nomes dos servidores públicos municipais que trabalharam na obra.

Claramente emocionado, o Superintendente de Desenvolvimento Social, Francisco Vervloet, lembrou a história do município desde a sua fundação, falando das conquistas acumuladas nesses 124 anos de emancipação política e, principalmente, nos últimos anos. “O resgate da dívida social com a população barrense, que já trouxe mais dignidade e qualidade de vida com os milhares de quilômetros de calçamento e de rede de drenagem, certamente está tendo uma importante parcela amortizada com a entrega deste equipamento”, garantiu o superintendente. “O Centro Esportivo e Cultural Dr. Aluízio Feu Smiderle vai receber atividades ligadas a todas as secretarias que compõem o Eixo de Desenvolvimento Social, principalmente aquelas promovidas pela Educação, Esporte e Lazer, Saúde, Cultura e Turismo e Assistência Social”, completou.

O prefeito Jorge Donati também comemorou o fato de inaugurar o centro esportivo e cultural no dia em que o município completou 124 anos, falando sobre a entrega e comprometimento dos servidores públicos diretamente ligados à execução da obra, especialmente nos últimos dias. “Tamanha dedicação me trouxe a certeza de que a inauguração deste espaço foi muito aguardada por todos, mas também me traz a convicção de que podemos continuar sonhando para realizar ainda mais pelo município”, afirmou o prefeito.

“Não há dúvidas de que toda a infraestrutura física, as obras construídas à base de concreto são importantes para a sociedade, mas o que realmente dá vida aos lugares são as pessoas e as atitudes que elas adotam diariamente, por isso estou certo de que a população barrense fará bom uso deste Centro Esportivo e Cultural, vivendo grandes momentos de alegria neste espaço”, finalizou o prefeito Jorge Donati.

COMEMORAÇÕES CONTINUAM
Além da celebração pelos 124 anos de emancipação política, nesta terça-feira, o Centro Esportivo e Cultural Dr. Aluízio Feu Smiderle também recebeu o Grupo de Capoeira Filhos da Reza e o jogador de basquete Casé, além do festival de basquete, grafite e hip hop, atividades promovidas pela Central Única das Favelas (CUFA). Nesta quarta-feira, dia 07 de outubro, as apresentações do Projeto Cultura nas Escolas encantaram os alunos da rede municipal de ensino. Os grupos de Ticumbi, Jongo e Reis de Boi Mirim, os bailarinos do Projeto Vem Dançar e as Peças Teatrais “Tsunami”, “A história de um pai que virava bicho” e o “Auto das Barcas” garantiram a diversão durante todo o dia. À noite, quem garante a animação é o professor Eduardo Gomes, com a Zumba Fitness.

Até o final do mês, muitas atividades ainda serão realizadas no centro esportivo e cultural, acompanhe a programação e participe:
08 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA
8 às 22h – Projeto Movimento e Campeões de Futuro: Ginástica para Idosos, Judô, Futsal e Ginástica Rítmica

09 DE OUTUBRO – SEXTA-FEIRA
8 às 11h – Apresentação de Ballet do CRAS/Sede/ Premiação dos “Destaques da Educação”/
Entrega de Tablets aos professores
14 às 17h – Projeto “Vamos Cirandar”: Escolas de Educação Infantil/ Apresentações das Escolas do Campo, Educação Inclusiva e Mais Educação

10 DE OUTUBRO – SÁBADO
16h – Zumba